TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento Criminal dos Crimes de Drogas

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5
  1. PROCEDIMENTO CRIMINAL DOS CRIMES DE DROGAS

Lei n. 11.343/2006

A referida lei veio em substituição a duas leis que vigoravam, a Lei nº 6.368/76 e Lei nº 10.409/02. Em decorrência de exacerbadas discussões doutrinárias sobre o procedimento a ser aplicado, em 2006 surgiu à supracitada lei encerrando assim as divergências de interpretação. Portanto a partir da vigência da nova lei de drogas, seu procedimento será regido pelos arts. 54 a 59, de acordo com o que dispõe seu art. 48.

A chamada lei de drogas, traz um rito especial para o processamento e julgamento dos crimes nelas descritos, que não se aplica, contudo, àqueles tipificados no art. 28. As exceções ficam por conta das infrações penais cuja pena máxima não exceda a dois anos. Como já sabido, toda infração penal no Brasil cuja pena máxima não ultrapasse dois anos é de menor potencial ofensivo (art. 61 da Lei 11.313/06), e normalmente, da competência dos Juizados Especiais Criminais.

Os delitos previstos na nova lei contam com sanções (preceitos secundários das normas primárias) diversas: ora o delito é punido com reclusão, ora com a detenção. Porém há casos de incidência de alguma causa de aumento de pena, que é o caso em tela analisado.

O procedimento especial previsto nesta Lei não esgota toda a disciplina da matéria. Com frequência faz-se busca do auxílio do Código de Processo Penal ou da Lei de Execução Penal para a solução de uma situação específica.

7.1        Procedimento Esquemático

Seguindo os ritos dos artigos 54 a 59 da Lei n. 11.343/2006 crimes dos artigos 33, § 1º, 33, § 2º, 34, 35, 36, 37 e 39 da referida Lei.

7.2        Oferecimento da denúncia

Formando o Ministério Público sua opinio delicti, por força do princípio da obrigatoriedade da ação penal deve formular a peça acusatória e oferecer a denúncia no prazo de dez dias, a contar do recebimento do inquérito policial ou das peças de informação. O prazo é único esteja o réu preso ou solto. O número para a indicação de testemunhas é de até cinco.

7.3        Notificação do Acusado

Oferecida à denúncia, o juiz ordenará a notificação do acusado para oferecer defesa prévia ou preliminar, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.

Na resposta, consistente em defesa preliminar e exceções (processadas em apartado), o acusado poderá arguir preliminares e invocar todas as razões de defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas que pretende produzir e, até o número de 5 (cinco), arrolar testemunhas. A defesa preliminar, é bem distinta da tradicional defesa “prévia” (que ocorre depois do interrogatório). Na preliminar, a defesa deve invocar tudo que possa interferir na decisão do juiz de receber ou rejeitar a pela acusatória. A defesa preliminar, constitui o momento oportuno para:

  • oferecer documentos e justificações;
  • especificar as provas que se pretende produzir;
  • arrolar testemunhas, sob pena de preclusão, até o número de cinco.

Se a resposta não for apresentada no prazo, o juiz nomeará defensor para oferecê-la em 10 (dez) dias.

7.4        Decisão do juiz

Apresentada a defesa, o juiz decidirá no prazo de 5 (cinco) dias, se recebe ou rejeita a peça acusatória, de modo fundamentado. A título de exemplo, podemos citar o caso de a defesa demonstrar de modo inequívoco, a inexistência de tráfico. Demonstra que não existe base probatória para essa imputação.        Se entender imprescindível, o juiz, no prazo máximo de 10 (dez) dias, determinará a apresentação do preso, realização de diligências, exames e perícias.

7.5        Citação do acusado e designação de dia e hora para a audiência

Recebida a denúncia, o juiz designará dia e hora para a audiência de instrução e julgamento, ordenará a citação pessoal do acusado, a intimação do Ministério Público, do assistente, se for o caso, e requisitará os laudos periciais. Se rejeitar (total ou parcialmente), cabe recurso em sentido estrito (art. 581, I, CPP). Eventualmente pode se usar o habeas corpus para trancamento da ação penal, quando patente a ilegalidade.

Tratando-se de condutas tipificadas como infração do disposto nos artigos 33, caput e § 1o, e 34 a 37 desta Lei, o juiz, ao receber a denúncia, poderá decretar o afastamento cautelar do denunciado de suas atividades, se for funcionário público, comunicando ao órgão respectivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com