TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Legislativo dos Tratatos Internacionais no Brasil

Por:   •  28/5/2016  •  Artigo  •  5.856 Palavras (24 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 24

RESUMO

Este estudo analisa criticamente o processo legislativo dos tratados internacionais no Brasil, buscando a compreensão do papel e dos limites do Congresso Nacional nesse trâmite. Para isso, foi feito um estudo teórico embasado no Direito Internacional, Direito Constitucional e na jurisprudência brasileira, mostrando os papéis dos poderes legislativo e executivo em contraste e o que cada um influi no processo de incorporação de normas internacionais na órbita jurídica do Brasil de acordo com o que é preestabelecido pela Convenção de Viena. Demonstra também como devem realmente ser interpretados os artigos 49, I, e 84, VIII, da Constituição Federal, baseados em decisões do Supremo Tribunal Federal e discussões de doutrinadores. Nessa acepção, a importância do Congresso Nacional é reafirmada ao fim, para demostrar o quão significativa é a participação deste órgão na manutenção do equilíbrio dos poderes e para que haja uma análise mais contundente daquilo que será inserido no quadro normativo do Brasil.

Palavras-chave: Constituição brasileira. Tratados Internacionais. Processo legislativo dos tratados. Direito Internacional Público.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1. O CONCEITO DE TRATADO INTERNACIONAL E SUAS FASES DE INTEGRAÇÃO À NORMA JURÍDICA BRASILEIRA.        

1.2. As fases de integração dos tratados à norma jurídica brasileira        

1.2.1 A formação do texto e assinatura        

1.2.2 A aprovação parlamentar (referendum)        

1.2.3 A ratificação        

1.2.4 Promulgação e publicação        

2. A PARTICIPAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS        

2.1 Interpretação do art. 49, I da Constituição Federal de 1988        

2.1.1 Referendo do Congresso Nacional        

2.1.2 O correto entendimento do art. 49, inc. I, da Constituição        

2.1.3 O Congresso resolve apenas tratados que acarretam encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional?        

2.1.4 Entendimento proferido pelo Supremo Tribunal Federal sobre a incorporação de Tratados e Convenções Internacionais        

2.2 A possiblidade de o Congresso Nacional oferecer emendas ao texto submetido ao seu referendo        

2.3 O caráter vinculado ou discricionário do ato presidencial de ratificação do tratado internacional        

3. A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

Inicialmente, de maneira didática, porém condensada, o estudo abordará o conceito de tratado internacional e suas fases de integração à norma jurídica brasileira. A partir dessa breve análise, será desenvolvida uma linha de raciocínio que se concentrará em tópicos selecionados e ordenados, com o intuito de trazer a lume uma nova percepção do processo legislativo dos tratados internacionais no Brasil.

        O processo de formação dos tratados internacionais é um tema que, apesar de ser previsto no ordenamento jurídico brasileiro e na Convenção de Viena de 1986, gera indagações pela falta de clareza do legislador. No âmbito do direito interno, o assunto é pertinente à matéria constitucional, no entanto, o constituinte originário, de forma nebulosa, tratou do tema em duas diferentes situações: ora tratando da competência privativa do Congresso Nacional, ora abordando a competência do Presidente da República.

        O conflito entre os dispositivos legais é percebido no momento da leitura de cada artigo da Constituição Federal isoladamente. Nessa esteira, a pesquisa em epígrafe busca mostrar a correta forma de interpretação dos dispositivos normativos, relacionando-os entre si, com o fito de serem esclarecidas eventuais controvérsias legislativas e/ou doutrinárias relacionadas ao tema.

        Assim sendo, o presente trabalho é de suma importância para a adequada compreensão da origem dos diversos compromissos jurídicos internacionais aos quais o Brasil se submete. Impende assinalar que o processo legislativo dos tratados internacionais abrange fases de competência difusa, não concernente a um único poder, devendo esta pesquisa especificar cada uma das fases, assim como a integração dos tratados na ordem jurídica, e os conflitos legais e doutrinários a respeito das competências previstas na Carta Política de 1988.

        Nesse contexto, o objetivo do estudo é demonstrar a importância da participação do Congresso Nacional no processo legislativo dos tratados internacionais. Tal ponto de vista se justifica com base na democratização e na participação popular nos assuntos internacionais, já que a participação congressual no procedimento condiz com participação do povo mediante seus representantes. Em contrapartida, a tese demonstrará a relação entre a limitação da participação parlamentar e a discricionariedade dos atos praticados pelo Chefe do Poder Executivo.


1. O CONCEITO DE TRATADO INTERNACIONAL E SUAS FASES DE INTEGRAÇÃO À NORMA JURÍDICA BRASILEIRA.

Preliminarmente, antes de discorrer sobre o papel do Congresso Nacional no processo legislativo dos tratados internacionais, faz-se necessário trazer à colação os conceitos doutrinários acerca dos tratados, com o intuito de facilitar a compreensão dos temas que serão abordados.

Lecionando a respeito dos tratados internacionais, Francisco Rezek (2011, p. 38) esclarece que é “todo acordo formal concluído entre pessoas jurídicas de direito internacional público, e destinado a produzir efeitos jurídicos”. Na mesma esteira, a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados esclarece que “tratado significa um acordo internacional concluído por escrito entre Estados e regido pelo Direito Internacional, quer conste de um instrumento único, quer de dois ou mais instrumentos conexos, qualquer que seja sua denominação específica”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (273.1 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com