TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto alimentos gravidicos

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  2.229 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

1.1 TEMA 5

1.2 PROBLEMA 5

1.3 HIPÓTESES 6

1.4 OBJETIVOS 6

1.4.1 Objetivo geral 6

1.4.2 Objetivos específicos 6

1.5 JUSTIFICATIVAS 7

2 REFERENCIAL TEÓRICO 8

2.1 A LEI 11.804/2008 E SUA CRIAÇAO 8

2.2 OBJETO DA LEI EO AMBITO DE SUA APLICABILIDADE 9

2.2.1 Indicios de paternidade 9

2.3 MOMENTO DA PROPOSITURA DA ACAO DE ALIMENTOS GRAVIDICOS 10

2.2.2.1 Posições da Doutrina e Jurisprudência

3 METODOLOGIA

3.1 O MÉTODO

3.2 OS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

4 CRONOGRAMA

5 ORÇAMENTO

REFERENCIAS

1 INTRODUÇÃO

Conforme descrito pela Lei n° 11.804, Alimentos Gravídicos, sancionada pelo então Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, no dia 05 de novembro de 2008, essa lei trata dos alimentos devidos à mãe do nascituro ao longo da gravidez, sendo fixados os valores de acordo com o convencimento do juiz da existência de paternidade, por meio de indícios juntados aos autos que comprove o envolvimento das partes.

Conforme conceitua Furtado:

Alimentos gravídicos são os valores devidos pelo futuro pai à gestante durante a gravidez (da concepção até o parto) e que se destinam a cobrir as despesas adicionais que normalmente ocorrem durante a gestação e que são dela diretamente decorrentes.

Assim, será abordada a eficácia e a aplicabilidade da lei supracitada 11.804/08, com relação à celeridade que os pedidos reclamam assim como a insegurança do magistrado no momento de conceder o direito liminarmente.

1.1 TEMA

Alimentos Gravidicos e uma análise da segurança de sua aplicabilidade prática, o tema tem uma grande importância jurídico-social, pois visa assegurar o direito à vida do nascituro, representado pela genitora, uma vez que a justiça sempre foi cautelosa no que diz respeito a alimentos ao nascimento, tendo em vista que a Lei de Alimentos (Lei 5.478, de 25 de julho de 1968) exige provas cabais de parentesco.

1.2 PROBLEMA

A Lei de Alimentos Gravídicos reveste-se na pura credibilidade da palavra da mãe do nascituro e indícios de paternidade ou da interpretação do magistrado quando da analise dos indicios apresentados?

1.3 HIPÓTESES

• A análise da aplicabilidade jurídica da Lei de Alimentos Gravídicos e sua concessão no que diz respeito aos indícios que o legislador impõe ao julgador sobre o suposto pai e requerido no processo de alimentos gravídicos

• É induvidoso que na análise desses possíveis indícios de paternidade previstos na lei, o julgador se sinta em alguns casos, pisando em terreno arenoso, uma vez que o risco de erro judicial quase sempre se faz presente quando basea-se uma sentença em fatos expostos por uma das partes dando a ela a condição de estar de boa fé.

• A existência de uma lacuna na lei 5.478/68 – Lei de Alimentos, com relação a possibilidade do juiz conceder alimentos a mulher grávida. A norma reguladora dos alimentos gravidicos, surgiu para dirimir a duvida acerca da possibilidade da concessao do beneficio.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo geral

O objetivo geral que se deseja alcançar ao final do estudo será a real aplicabilidade dos alimentos gravídicos no que dispõe a resolver a necessidade da gestante durante a gestação. Ainda, tem-se como objetivo a análise de pontos, como por exemplo: qual dificuldade do magistrado na concessao imediata dos alimentos gravidicos; analisar a eficácia atribuída à Lei de Alimentos Gravídicos diante da exigência da prova apenas indiciaria.

1.4.2 Objetivos específicos

• Conceituar obrigação alimentar segundo a Lei 11.804/2008;

• Especificar os pressupostos da obrigação alimentar gravídica no Direito de Família e Lei de Alimentos Gravídicos (11.804/2008);

• Analisar a eficácia atribuída à Lei de Alimentos Gravídicos;

• Observar de forma minuciosa o caráter da Lei de Alimentos Gravídicos e sua relação com o Princípio da Boa Fé.

• Analisar o preenchimento da lacuna juridica relativa a um direito que ja era concedido pela via judicial, mesmo que exporadicamente com fundamento no direito de familia, na lei de alimentos e na propria Constituição Federal.

1.5 JUSTIFICATIVA

Focado na aplicabilidade da Lei 11.804/08, mais precisamente no que se extrai do art. 6, nos deparamos com uma vasta divergência de opiniões de Doutrinadores e Juristas.

Analisando essa divergência, focando a área do direito de familia, especificadamente no âmbito do direito da obrigação alimentar, visualizamos um espaço em branco em nosso ordenamento no que diz respeito à possibilidade da concessao de alimentos gravidicos.

A nosso ver a Lei 11.804/08, surgiu, a um bom tempo no sentido de corrigir injusta situação da mulher grávida, que em muitos casos assume sozinha os encargos financeiros necessarios aos cuidados pre-natais, sem dispor de meios coercitivos para fazer o suposto pai axilia-la.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A LEI 11.804/2008 E SUA CRIAÇAO

A Lei dos Alimentos Gravídicos originou-se com o projeto de Lei do Senado nº 62, apresentado em 24 de março de 2004 por Rodolpho Tourinho Neto do Partido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com