TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO: CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO

Por:   •  9/1/2019  •  Resenha  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO: CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO.

Resenha do Caso de Stanford intitulado “Adiana, Inc., e o desenvolvimento de um dispositivo de esterilização feminina”.

Nome do aluno: FPS

Matrícula: 2018

Trabalho da disciplina: Constitucionalização do Direito.

Tutor: Prof. Mariana de Freitas Rasga.

Macapá

2018

Caso de Stanford intitulado “Adiana, Inc., e o desenvolvimento de um dispositivo de esterilização feminina”.

Referência: Adiana, Inc., e o desenvolvimento de um dispositivo de esterilização feminina. Stanford Graduate School of Business - Caso BME-8 - Stanford, CA 94305-5015, 2004.

         O presente caso foi preparado por Anjali Reddi e Aradhana Sarin, os quais descreveram eventos ocorridos até o final de 1999, referente a uma empresa do ano de 1999, recém-inaugurada - Adiana, Inc. – cuja atividade comercial seria o desenvolvimento de um dispositivo de esterilização feminina, um novo cateter de esterilização feminina.

         O dispositivo ora mencionado revelou-se bastante promissor, eis que já havia sido testado em animais e em humanos no Novo México. Assim, a Adiana planejava requerer da FDA aprovação para realização de testes em larga escala. Contudo, entre as preocupações da nova fase a ser implementada, estava a relação contratual com as mulheres que participariam dos testes clínicos.    

Cumpre mencionar que novo dispositivo de cateter da Adiana, oferecia diversas vantagens em contrapartida aos métodos convencionais, uma vez que o procedimento tinha um prazo de duração curto – cinco minutos –, podendo ser realizado em consultório, sem a necessidade de preparo pré-cirúrgico ou anestesia geral. Assim, seus desenvolvedores estavam confiantes de que o novo método consistiria numa abordagem de esterilização feminina muito mais segura do que a abordagem de esterilização tradicional.

Entretanto, a esterilização tradicional estava consolidada e possuía uma efetividade de 98%. Diante disso, o desafio da Adiana consistia em competir com esses números, e, embora a efetividade tenha sido de 100% nos testes com animais, era necessário consolidar esse número com testes em humanos no que concerne a prevenção da gravidez.

Em que pese a necessidade de consolidação do experimento em humanos, houve questões éticas e legais a serem sopesadas como: A responsabilidade da empresa em relação às mulheres que engravidassem após se submeterem ao procedimento experimental; A responsabilidade da empresa em relação aos custos e amparo na incidência de uma eventual gravidez, e consequente necessidade de cuidados pediátricos e o trato com as correntes anticontracepção e antiaborto de algumas religiões e grupos.

Destaca-se que com a participação cada vez maior das mulheres nas esferas econômica, política e social, a necessidade de contracepção acompanha intimamente essa mudança, assim, a maternidade passa a ser compreendida como uma opção, um desejo, principalmente entre as mulheres mais esclarecidas.

         No Brasil, desde o ano de 1996, está em vigor a Lei sobre Planejamento Familiar - Lei n° 9.263/96 - que estabelece que é dever do Estado de oferecer e o direito dos cidadãos de terem acesso aos meios para controle da fecundidade, regulamentando também o direito e as restrições relativas à esterilização cirúrgica no Brasil. Assim, no que se refere a métodos como a laqueadura tubária e a vasectomia, é necessário que a pessoa solicitante tenha capacidade civil plena, maior de 25 anos ou tenha, pelo menos, dois filhos vivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com