TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO: CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO

Por:   •  11/2/2019  •  Resenha  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO: CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO.

Estudo de caso: “ONU cobra investigação imediata sobre barbárie em presídio maranhense.”

Nome do aluno:

Matrícula:

Trabalho da disciplina: Direito Constitucional Internacional.

Tutor: Profª. Mariana de Freitas Rasga.

Macapá

2018

Estudo de caso: “ONU cobra investigação imediata sobre barbárie em presídio maranhense.”

Referência: http://veja.abril.com.br/politica/onu-cobra-investigacao-imediata-sobre-barbarie-em-presidio-maranhense/

O presente Estudo de caso da Revista Veja de 08/01/2014, versa sobre uma crítica do Órgão das Nações Unidas para Direitos Humanos ao sistema carcerário do Brasil, cobrando do Governo para que instaure a ordem no Complexo Penitenciário de Pedrinhas/MA.

O fato ocorrido no interior do presídio de Pedrinhas ganhou repercussão internacional após a divulgação de cenas de barbárie ocorridas dentro do Complexo Penitenciário. Fazendo com que o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, por meio de um Comunicado, cobrasse do Governo brasileiro a pronta instauração de uma investigação, “imparcial e efetiva” sobre a violência e mortes ocorridas no presídio, bem como a punição dos responsáveis, além de medidas para reduzir a superlotação carcerária no país e oferecer “condições dignas para aqueles privados de liberdade”.

O artigo evidência que os desrespeitos aos direitos humanos ocorridas dentro do Complexo Penitenciário não para apenas nas condições degradantes com que os internos vivam, sem o mínimo de dignidade humana. Vai além do banho de sangue com imagens de presos decapitados e esquartejados. Inclui estupros de familiares de presidiários nos dias de visitas íntimas e ultrapassa as fronteiras físicas na penitenciária, com ataques a coletivos e delegacias da cidade.

A PM, após reestabelecer o controle da Penitenciária, apreendeu no Complexo diversas armas artesanais e celulares.

A matéria mostra ainda o descaso do poder público com o trato as questões do sistema carcerário, pois segundo um Relatório do CNJ, o Estado do Maranhão havia sido informado por duas vezes sobre as condições da prisão quanto a superlotação, existência de facções rivais e necessidade de trasbordo de presos. Destacou também o cancelamento de repasse de verba federal para o Estado do Maranhão que seria empregado na construção de duas penitenciárias.

Em atenção ao tema, é imperioso mencionar o reconhecimento que os Direitos Humanos vêm tendo durante sua evolução histórica, desde à época da Antiguidade e Idade Média, conhecida como pré-história dos direitos humanos; chegando a afirmação dos direitos naturais e elaboração da doutrina jusnaturalista, tida como fase intermediária; e por último a fase de constitucionalização iniciada em 1776, com as sucessivas declarações de direito dos novos estados americanos, marcada pela consagração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com