TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÃO: O QUE É PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

Por:   •  11/2/2016  •  Exam  •  2.336 Palavras (10 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 10

O que é participação política

  • Que é política?

A palavra “política” tem sido usada em vários sentido, por isso é necessário estabelecer um significado para melhor entendimento do livro.

Essa palavra tem origem na Grécia antiga, e seu significado se refere a vida na polis (cidade grega), ou seja, à vida em comum, às regras de organização dessa vida, aos objetivos da comunidade e às decisões sobre todos esses pontos.

Existem diversos pontos de vistas para definir política, mas o conceito que será adotado no livro é: “Política é a conjugação das ações de indivíduos e grupos humanos, dirigindo-as a um fim comum”.

Podemos chamar de política a organização social que procura atender à necessidade natural de convivência dos seres humanos, e também, toda ação humana que produza algum efeito sobre a organização, o funcionamento e os objetivos de uma sociedade.

  • O homem: animal político

O homem é um animal que não vive sozinho, ele necessita viver em sociedade, pois é próprio da natureza humana. É importante dizer também que todos os homens nascem iguais e é a sociedade de estabelece diferenças, o que significa que as diferenças de valor entre seres humanos são artificiais, não naturais. Essa igualdade essencial a todos é reconhecida e proclamada há tempo e deve ser buscada dando-se absoluta igualdade e oportunidade a todos, independentemente se nasce rico ou pobre.

A igualdade é reconhecida, mas isso não quer dizer que todos somos iguais, existem as diferenças individuais. As pessoas são diferentes mesmo tento vidas parecidas, cada um tem seu jeito de ser. Por isso, a vida em sociedade, embora necessária, acarreta sempre a possibilidade de conflitos.

Conflitos sempre vão existir, isso por causa das diferenças de individualidade de cada um, independentemente do tipo de sociedade que se vive. Para que esses conflitos não se tornem gigantes problemas, é necessário uma forma de organização social que torne isso menos grave e que solucione as divergências.

  • Problema políticos: problemas de todos

Viver em sociedade tem consequências sérias, os problemas devem ser resolvidos em conjunto, para que a vontade de um só não se torne sacrifício e punição aos outros.

Todos os indivíduos devem ter os mesmos direitos, mas alguns vão ser diferenciados sempre para buscar a igualdade e a proteção a todo ser humano. Caso isso não ocorra, as consequências serão perturbadoras para a própria estabilidade de uma ordem social.

Por isso podemos dizer, que essas consequências e esses problemas são problemas políticos, pois afetam a convivência e a organização social. Todo problema pode levar resultado para a coletividade.

Problemas políticos são, sempre, problemas de todos os membros da sociedade. É errado um indivíduo viver como se estivesse sozinho, isso gera resultados que afetam a todos. Por isso, todos os problemas devem ser solucionados em conjunto, para o melhor da sociedade.

  • A necessidade de tomar decisões

Tomar decisões sempre gera consequências, sendo individual ou em conjunto. É impossível viver sem tomar decisões, mas muitas pessoas fazem o possível para não ter que tomar decisões, o que pode ser motivado pelo comodismo ou pelo medo da responsabilidade de decidir. Esses fatos trazem prejuízos para eles próprios e, muitas vezes, para uma coletividade inteira. É necessário ter consciência de suas responsabilidades e saber que decisões afetam a vida de todos.

A pessoa que não quer tomar decisões está permitindo que outros decidam em seu lugar, o que pode geral prejuízos e arrependimentos. Aquele que por sua vontade não participar de uma decisão é tão responsável como aquele que decidiu. Se todos querem consciência da necessidade de decidir, teremos algo mais justo e melhores benefícios a todos.

  • Direito de participação política

Todos os seres humanos tem o direito de participação política, é um direito fundamental.

A história da humanidade mostra uma luta constante para o ganho desse direito de participar e decidir da política. Nos tempos modernos esse direito foi melhor garantido.

Na idade média, o ganho da burguesia de participar da política foi um grande ganho, pois somente participavam os membros do clero e da nobreza. Na revolução industrial quem ganhou direito políticos foi o proletariado criado pela revolução.

A partir desses acontecimentos, as Constituições foram feitas garantindo esse direito de participar a todos, pelo “sufrágio universal”, dando o direito de votar.

Por isso eram escolhidos os representantes do povo, pois era impossível reunir todos os que tinham direito políticos. Esse representante são responsáveis por decidir em nome dos representados.

A principal restrição à participação eleitoral imposta no começo era baseada em motivos econômicos, só votava quem tinha uma renda mínima pra votar e ser votado. Isso é antidemocrático. Após anos, mesmo com as Constituições, o direito foi e não é estendido a todos em alguns países.

Não são pequenas as restrições que ainda existem, mas é inegável que foi muito ampliado esse direito de participação. A extensão desse direito vem ocorrendo gradativamente, por meio de muitas lutas populares. Mas infelizmente, ainda hoje, manda quem tem mais dinheiro. Ainda estamos longe da plena igualdade de participação.

  • Dever de participação política

Todos os seres humanos devem participar da vida social, procurando exercer influência sobre as decisões de interesse comum. Devem porque precisam saber o que acontecem, para que não acabem dominado por uma minoria.

Os que se recusam participar acabam sofrendo consequências, que muitas vezes não gostariam que acontecesse. São inconscientes aqueles que não participam.

A participação política intensa e constante de muitos é necessária para impedir que alguns imponham uma ondem injusta, que sempre acaba sendo prejudicial para todos.

  • Formas de participação política

A democracia representativa é o sistema usado para mostrar a vontade do povo, mas alguns a criticam, pois nem sempre esses representantes fazem a vontade do povo. Para a vontade popular seja bem representada é necessário o máximo de informações de seus representantes, para que todos tenham suas opiniões e não sejam controlados.

O problema é que quem tem dinheiro manda nos meios de comunicações, e também, para se candidatar é necessário sacrifícios econômicos. Na realidade, não há só democracia representativa onde alguém tenha possibilidade de se eleger para cargo razoável peso político sem o apoio de um poderoso grupo econômico. E também, além disso, existe a corrupção eleitoral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com