TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual Seu Teórico Preferido?

Por:   •  23/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO: DIREITO

DISCIPLINA: J544-81 HERMENÊUTICA JURÍDICA

PROFESSORA: ZANEIR TEIXEIRA

ALUNO: PEDRO ÁLVARO NOBRE DANTAS   MATRÍCULA: 2211599

Qual seu teórico preferido?

Aponte e justifique, entre os teóricos da hermenêutica estudados, aquele que você considera mais correto, de acordo com sua própria perspectiva hermenêutica.

Cara professora, o questionamento feito acima é de difícil conclusão para mim pois considero que todos os hermeneutas estudados por nós até aqui a meu ver, embora possuam visões  distintas, cada um com seu entendimento peculiar acerca do conceito de hermenêutica e como ela deve ser praticada para alcançar a sua finalidade, confesso que ao ler sobre eles vejo coerência em todos!.

Porém devo escolher um…E pensando, a minha escolha recaiu sobre paul Ricoeur.

Paul Ricouer foi um dos expoentes no campo da fenomenologia e da hermenêutica e é considerado um dos grandes nomes da filosofia contemporânea tendo sido inclusive uma referência para os filósofos Derrida (1930-2004) e Lyotard (1924-1998).

O intelectual nasceu em Valence (na França) no dia 27 de fevereiro de 1913 e faleceu em casa, em Chatenay Malabry, em Paris, no dia 20 de maio de 2005, vítima de causas naturais aos 92 anos.

Paul Ricouer ,me agrada pois ele resgata uma definição de hermenêutica mais próxima da sua intenção histórica originária: “Por hermenêutica entendemos a teoria das regras que governam uma exegese, quer dizer, a interpretação de um determinado texto ou conjunto de sinais suscetíveis de serem considerados como textos.

Mesmo efetuando um profundo estudo da fenomenologia e das teorias modernas da linguagem (com imersões na psicanálise),partindo do ponto que existem dois pontos dialéticos nas manifestações linguísticas: a referência (acerca do quê do discurso) e o sentido ( o quê do discurso).

Posso parecer saudosista mas o resgate das coisas como eram me chama atenção,pois me leva a crer que algumas coisas(de uma forma geral) foram tão interpretadas e foram tantas versões sobre tla coisa que a essência se perdeu,por isso escolhi Ricoeur.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (313 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com