TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que pretendia Sócrates com o diálogo?

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  3.764 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Que pretendia Sócrates com o diálogo?

Sócrates através do diálogo pretendia despertar as pessoas para a consciência da questão do saber, e também ajudá-las nessa busca do bem e da justiça, ele queria provar que as pessoas que pensavam que sabiam de tudo na verdade não sabiam de nada, ele ficava fazendo perguntas irônicas às pessoas para lhes mostrar que nada sabiam.

  1. Em que a dialética platônica é diferente do diálogo socrático?

Sócrates elaborou uma técnica chamada Maiêutica, que funciona através de uma série de perguntas oportunas e inteligentes, fazendo seu adversário produzir seu próprio conhecimento que ele deseja gerar com a discussão. O objetivo dele era de refletir sobre a arte de discutir no sentido de melhorar a nossa compreensão do mundo e de nós mesmos.

Platão aprimora a Maiêutica socrática, conservando seus elementos fundamentais, mas elevando-a a uma dialética. Na dialética platônica, parte-se primeiramente de uma determinada tese ou ideia. Dessa tese, surge uma antítese, que tem como finalidade contrariar a tese inicialmente levantada. A dialética platônica nasce justamente da fusão entre a tese e a antítese, que passam a compor uma nova tese, e assim sucessivamente, num eterno movimento dialético de conciliação entre ideias opostas e complementares.

  1. Em que consiste o “método dos geômetras” que Platão adota?

O “método dos geômetras” propõe que se afirme hipoteticamente a existência de formas ou essências ou ideias, que seriam os modelos eternos das coisas sensíveis, pois a essência nunca muda. Essas essências seriam incorpóreas e imutáveis, existindo em si mesmas e apenas no mundo metafisico. Embora Platão as chame também de “ideias”, elas não existem na mente humana, elas existem num mundo metafísico como conceitos ou representações mentais.

  1. Que Platão entendia por ideia?


      Ideia seria um mundo, onde tudo existia de fato em nosso pensamento.
Por exemplo, no mundo das ideias, posso imaginar um homem perfeito e uma mulher perfeita, formando uma família perfeita que vive todos os dias de sua vida feliz.
É como se o mundo real fosse um retrato do mundo das ideias, só que com algumas falhas. Para Platão a essência não muda no mundo das ideias, o que muda é a forma no mundo real.

  1. Quais são as etapas do conhecimento segundo Platão?

Platão demonstrou estas etapas através do “mito da caverna”, ele quis mostrar que é sempre doloroso chegar-se ao conhecimento, tendo-se que percorrer caminhos bem definidos para alcançá-lo, pois romper com a inércia da ignorância requer sacrifícios. A primeira etapa a ser atingida é a da opinião quando o indivíduo que se soltou das correntes e teve contanto com as novas e imprecisas imagens exteriores. Neste primeiro instante ele nem distinguir as imagens corretamente, vendo apenas algo abstrato flutuar à sua frente. No momento seguinte, porém, persistindo em seu olhar questionador, ele finalmente poderá ver o objeto na sua totalidade, com suas formas bem definidas. Ai então ele atingirá o conhecimento. Esta busca não se limita a descobrir a verdade dos objetos, mas algo bem mais superior: chegar à contemplação das ideias morais que regem a sociedade - o bem, o belo e a justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com