TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Introdução a Sociologia

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  4.068 Visualizações

Página 1 de 5

Questões com base na Introdução a Sociologia.

  1. O que faz com que o conhecimento científico seja diferente de outras espécies de conhecimento?

R: A ciência tem como finalidade explicar a realidade com base em observação sistemática dos fatos. Portanto, a mesma se difere da filosofia, por se basear em suas explicações e princípios gerais, especulativos e até mesmo em observações casuais em fatos. A ciência é a explicação rigorosa dos fenômenos, se diferenciando também da tecnologia, que utiliza do conhecimento cientifico para talvez assim, chegar a uma previsão do que é real de fato.

  1. Em que a Sociologia se difere da Filosofia Social?

R: Sociologia - fundamenta suas hipóteses com pesquisas empíricas que indicam os limites e as possibilidades explicativas das teorias com que trabalha. Tem progresso cientifico pela sobreposição ou superação de conceitos sociológicos.

Filosofia social - trabalha quase que exclusivamente com doutrina e convicções. Não tem progresso, conhecimento que se torna universal.

  1. Qual o papel da dedução na investigação cientifica?

R: É importante quando se trata de áreas pouco ou nada conhecidas, nas quais não é possível avançar senão através de hipóteses formuladas dedutivamente. A indução cumpre um papel predominante no conhecimento cientifico porem não poderia haver progresso da ciência sem a dedução, pois é através da mesma que hipóteses podem ser testadas em prol do processo do conhecimento, agregando novos fatos e assim, chegando ao progresso da ciência.

  1. Porque a ciência não pode ser exclusivamente indutiva?

R: Mesmo a indução sendo o método predominante da sociologia, não é exclusiva. A ciência não possui todas as respostas para induzir o conhecimento, por essa razão, precisa ser dedutiva, abrangendo os campos que ainda não foram descobertos.

.

  1. Porque podemos afirmar que não e possível à apreensão imediata dos fatos observáveis?

R: Não há nada que nos autoriza a crer na possibilidade de uma percepção imediata dos fenômenos a nossa volta da realidade, e sim, uma interferência de noções previa dos fatos que nos fazem pensar no fato em si.

  1. Porque se admite que os sociólogos devem procurar ter consciência dos seus valores?

R: Os profissionais da área, os sociólogos buscam ter consciência dos seus valores e fazem esforços possíveis para evitar que tais valores interfiram na interpretação e percepção da realidade social, já que a sociologia, enquanto ramo cientifico, não é valoriza, já que não cabe a mesma o dever de dizer como de fato uma sociedade é, mas sim, constatar e explicar a mesma.

  1. Quais as relações entre historia e sociologia?

R: A historia é imprescindível na compreensão da organização social, totalmente ligada a sociedade, que além da sociologia, também é estudada pela Antropologia Cultural da Economia e pela psicologia social, conhecida também como ciências sócias ou do comportamento. Todos os fenômenos sociais que conhecemos, possui um contexto histórico. A sociologia e a historia possui mais em comum do que imaginamos, pois a compreensão em profundidades dos fenômenos sociais demanda a conjugação de todas as ciências, razão pela qual são independentes em suas interpretações, no que diz respeito à sociologia, altamente interagida com os fatos históricos.

  1. Se existe uma ciência especifica de fenômenos econômicos, como se justifica que os sociólogos também possam estudar esses mesmos fenômenos?

R: Enquanto o historiador estuda o singular na sociedade, o sociólogo estuda o geral, o que é possível de ser generalizado, porém o mesmo, não estuda os processos em si mesmos, mais as condições sociais em que eles ocorrem. É essa uma das tarefas principais da sociologia, porém nem sempre é notada com tanta clareza, que é tentar responder, por exemplo, que as relações existem entre os padrões de organização da família e os padrões de organização das relações econômicas em uma situação social dada. 

  1. Qual a diferença entre sociologia e doutrina social?

R: Sociologia – é uma ciência a qual compartilha características de uma disciplina cientifica, buscando a explicação de algum fenômeno dos fatos que os confirmem. Seu objeto de estudo é os problemas sociais.

Doutrina social – baseiam em ideias sobre a realidade presumivelmente, como de fato deve ser. Faz diversas teorias sociológicas e nos mostra o que em uma sociedade é justo e injusto.

  1.  Qual a diferença entre problema social e problema sociólogo?

R: Problema social – fatos passíveis de observação e de explicação científica. São de interesses dos sociólogos porque são fenômenos sociais, pois um fato pode ser definido como um problema social quando ameaça interesses materiais de quem o percebe, como também quando põe em risco a preservação de crenças em uma população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (299.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com