TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões administrativo

Por:   •  6/9/2015  •  Abstract  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

É possível o controle de iniciativa popular sobre o mérito administrativo? Justifique.

Não, o controle de mérito só cabe a própria administração e ao poder legislativo nas hipóteses previstas em lei. O poder judiciário não analisa o mérito.

Indique as circunstâncias que autorizam a abertura de um pedido de revisão de procedimento administrativo disciplinar. Quem terá competência para deflagrar e para julgar? Existe alguma limitação ao objeto de revisão?

A qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando surgirem elementos novos, ainda não apreciados no processo originário suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da pena. O requerimento de revisão será dirigido ao ministro de estado ou autoridade equivalente. O julgamento caberá a mesma autoridade que aplicou a penalidade, que terá o prazo de vinte dias. Da revisão do processo não poderá resultar agravamento da penalidade.

Em sede de controle administrativo subsequente , o que pode ser feito pela administração publica em relação ao ato ser corrigido?

O controle administrativo subsequente é uma das classificações com relação ao momento em que o controle do ato administrativo é feito. Ocorre quando o controle é posterior ao ato praticado. O controle é feito por revogação (próprio da administração publica de acordo com sua conveniência e oportunidade), pode haver anulação (que cabe a própria administração e também ao judiciário), ocorre quando o ato é ilegal, eivado de vicio; a administração pode ainda ratificar o ato, como por exemplo homologação de concurso publico. Assim, por esse controle é possível a correção de um defeito do ato, declaração de nulidade, cassação, revogação, ou mesmo conferir eficácia ao ato.

Fale sobre os prazos pra administração publica rever seus próprios prazos.

A administração publica tem 5 anos para rever seus próprios atos, salvo comprovado má-fe, mas para o INSS são 10 anos, salvo comprovado má-fé; não há prazos para a revogação de atos administrativos, mas os atos vinculados não podem ser revogados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com