TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECLAMAÇÃO TRABALHISTA COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA, em face de FUNDACAO CULTURAL, EDUCACIONAL E DE RADIODIFUSAO VALENCA FILHO

Por:   •  21/6/2018  •  Tese  •  3.122 Palavras (13 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 13

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE MACAÉ-RJ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOSÉ MARIA RIBEIRO, brasileiro, casado, vigia, portador da cédula de identidade 052.609.98-9 IFP-RJ, inscrito no CPF sob o número 616.845.627-91, PIS número 10858926501, residente na Rua Silvino Frota, n. 475, Granja dos Cavaleiros, Macaé-RJ, CEP 27.930-120, vem, perante Vossa Excelência, por intermédio dos advogados subscritos, com fulcro nos artigos 840 e seguintes da CLT, propor a presente RECLAMAÇÃO TRABALHISTA COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA, em face de FUNDACAO CULTURAL, EDUCACIONAL E DE RADIODIFUSAO VALENCA FILHO, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o número 05.372.970/0001-31, estabelecida na Av. Presidente Vargas, n. 633, sala 1602 Centro, Rio de Janeiro/RJ, e PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS (2ª Reclamada), detentora do CNPJ/CEI n. 33.000.167/0001-01, sociedade de economia mista, com sede na Av. República do CHILE, N 65 - Centro do Rio de Janeiro - CEP 20.035-900 e estabelecida em Macaé no endereço Av. Elias Agostinho, n 665 - Centro - Macaé - RJ- CEP 27.913-350, pelas razões de fato e direito a seguir aduzidas:

 

QUANTO A PREVENÇÃO:

1 - DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA:

 

Inicialmente, afirma o reclamante que, de acordo com o artigo 4º da Lei nº 1.060/50, com redação introduzida pela Lei nº 7.510/86, temporariamente, não tem condições de arcar com eventual ônus processual sem prejuízo do sustento próprio e de sua família, já que atualmente encontra-se desempregado.

Assim, faz uso desta declaração inserida na presente petição inicial, para requerer os benefícios da justiça gratuita.

 

2 - DA CITAÇÃO POR EDITAL

 

Necessário informar, sobretudo, invocando os princípios da celeridade e economia processual, que a 1 ª Reclamada encontra-se em local incerto e não sabido, assim, enquadra-se na aplicação da norma inserida no artigo 231, I, do CPC.

A fim de se comprovar os fatos acima descritos, junta-se como prova emprestada os documentos anexados aos autos nº RTSum 0011658-53.2015.5.01.0483 que tramitam na 3ª Vara do Trabalho de Macaé, que demonstram a impossibilidade de se proceder a citação pessoal da mesma.

Assim, requer que seja deferida a citação por edital, eis que preenchido o requisito estabelecido no inciso I do artigo 232 do CPC.

 

3 - DA RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DA SEGUNDA RECLAMADA

 

O Reclamante foi contratado pela primeira Reclamada, todavia durante todo pacto laborativo exerceu suas atividades vinculado em contrato de prestação de serviços pactuado entre a primeira Reclamada e segunda Reclamada, trabalhando durante todo contrato em beneficio do programa instituído pela segunda reclamada com a primeira reclamada.

 

Destarte, cumpre salientar que a responsabilidade subsidiária da tomadora dos serviços é inquestionável, tendo em vista que esta não cumpriu com sua obrigação de fiscalizar a regularidade da relação trabalhista dos trabalhadores admitidos por suas contratadas recaindo, portanto, sobre a segunda Reclamada à culpa in vigilando, sob a responsabilidade dos encargos trabalhistas dos laboradores contratados para laborar nos serviços por ela terceirizados.

 

A matéria em comento defendida pelo Reclamante é amplamente majoritária, nos tribunais desta especializada e ainda ratificada pelo Enunciado 331, inciso IV do TST.

 

No caso em tela é NOTÓRIA A FALTA DE FISCALIZAÇÃO DA SEGUNDA RECLAMADA NO CONTRATO DE TRABALHO, TENDO EM VISTA QUE EXISTEM PARCELAS DE DEPÓSITOS FUNDIÁRIOS INADIMPLIDOS, BEM COMO VERBAS RESCISÓRIAS.

Portanto, o Reclamante em ver declarada por este Douto Juízo a responsabilidade subsidiária da segunda Reclamada, nas obrigações trabalhistas que porventura não forem quitadas pela primeira Reclamada, concernentes ao vínculo contratual pactuado entre o Reclamante e a primeira Reclamada, durante todo contrato de trabalho, nas condições contratuais auferidas durante o contrato de trabalho do Reclamante com a primeira Reclamada.

4 - DA ADMISSÃO, FUNÇÃO, SALÁRIO E DEMISSÃO:

 

O reclamante laborou para a reclamada de 05.02.2014 a DEZEMBRO DE 2014, tendo sido contratado para exercer a função de VIGIA, cumprindo sua jornada de trabalho na escala de 12 horas de atividade laborativa por 36 de descanso, de 7 às 19 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, percebendo como última remuneração a quantia de R$1.902,61 (mil novecentos e dois reais e sessenta e um centavos).

Esclareça-se que até a presente data a reclamada não efetuou a devida baixa na CTPS do reclamante.

 

DA ANTECIPAÇÃO DE TUTELA PARA FINS DE BAIXA NA CTPS

 

Como dito, a CTPS encontra-se em situação irregular, na medida em que o contrato do emprego firmado entre as partes não foi documentalmente rescindido.

Não há dúvidas que isso prejudica o reclamante, porquanto consta de seu documento situação jurídica que, de fato não vem sendo praticada, prejudicando, ainda, a assunção de novos compromissos profissionais.

Assim, requer-se a ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA PRETENDIDA para fins de compelir à reclamada em data e hora a ser designada pelo Juízo a dar baixa na CTPS do reclamante, fazendo constar a ruptura do contrato de emprego correspondente.

 

 

 

5 - DAS VERBAS RESCISÓRIAS:

 

Além das verbas resilitórias não terem sido pagas o mesmo ocorreu com as horas extras trabalhadas e o 13º proporcional, não houve recolhimento do FGTS e o pagamento da indenização de 40%.

 

5.1 DO SALÁRIO DEVIDO

 

A reclamada não efetuou o pagamento do salário referente aos meses de SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2014.

Assim, faz jus o reclamante à percepção da verba salarial referente aos meses indicados acima, pelo que requer a condenação da reclamada no pagamento de tais valores, incluindo os reflexos correspondentes das horas extras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (353.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com