TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: INFRAÇÕES PRATICADA POR MENORES

Por:   •  14/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

        [pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Cidade

2018


ROSANA MACHADO FARIAS[pic 6]

[pic 7]

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL:

INFRAÇÕES PRATICADA POR MENORES.

Trabalho de Conclusão de Curso á UNIAN – Universidade Anhanguera de São Paulo, como requisito parcial para obtenção parcial do titulo de graduação em Direito.

Orientador: Paula Ciglione Tavares


São Paulo

2018


1 INTRODUÇÃO

A redução da maioridade penal é um dos temas mais discutidos na atualidade. Isso se dá por diversos motivos, e entre eles o de preservar a criança e o adolescente das punições de seus atos infracionais.

 Crianças e adolescentes são protegidos e amparados por lei especifica, e o Código Penal pátrio em seu artigo 27, determina o patamar de 18 anos completos para que o indivíduo responda criminalmente por seus atos, as punições para menores infratores ocorrem através de medidas socioeducativas para adolescentes e medidas do artigo 101 do ECA para as crianças.  

Dentro do cenário complexo do referido assunto, seria um progresso ou um prejuízo para a sociedade a redução da maioridade penal para 16 anos, grande parte dos especialistas, descreve como inconstitucional tal medida, os mesmos afirmam que reduzir a inimputabilidade penal não diminuiria maneira alguma os índices de criminalidade.

No Brasil os crimes efetuados por menores infratores, vem aumentando consideravelmente, preocupa a sociedade o crescente registro de crimes, onde menores são autores, ou responsabilizados por assassinatos e roubos cometidos por pessoa maior ou facções, isto vem ocorrendo pois não há punição e um sistema de correção adequado, proporcionando aos criminosos o cometimento de novos crimes.

1.1 O PROBLEMA

Reduzir a maioridade penal é a única solução para diminuição da criminalidade,

Ou seria uma medida paliativa que não atingira o cerne da questão?

Coloco ainda, até quando a sociedade irá tolerar violência, mortes, e uma serie de crimes cometidos por menores infratores, aonde a imputabilidade lhe garante a certeza absoluta de que pouco ou quase nada acontecerá.

2 OBJETIVOS

O intuito central deste artigo visa demonstrar soluções preventivas para a diminuição dos índices de criminalidade na infância e adolescência, assim como reeducação dos jovens, no proposito de evidenciar que a redução da maioridade é uma solução sua temporária, e que não resolverá o problema em sua raiz.

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

É importante abordar o papel e a responsabilidade da família, do Estado e da sociedade no desenvolvimento psicológico e comportamental da criança e do adolescente, uma vez que a Constituição Federal determina a todos o dever de proteção integral a criança e o adolescente.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

O que justifica o estudo deste artigo, é sem duvida  a relevância de estudar outros caminhos para solucionar o problema do menor infrator, observando nova hipóteses, já que solução para diminuir esses índices alarmantes de criminalidade estão todos em nosso ordenamento jurídico, portanto é inadequado decidir inconstitucionalmente a redução da maioridade penal.

Analisar o perfil das crianças e adolescentes infratores, e quais as possíveis razões e motivos que levam os mesmos a praticar crimes. Neste sentido observar crimes cometidos por estes jovens dentro da instituição de internação socioeducativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com