TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CASO PENHORA

Por:   •  28/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

 RELATÓRIO :        

 O caso é relatado pelo Senhor Ministro Luiz Felipe Salomão , e conta sobre os bens deixados pós morte do Senhor Afonso Ramão Rodrigues, fazendo juízo às cobranças de aluguéis e encargos locatícios referentes a um determinado imóvel localizado na rua  Melvin Jones, n. 693, Centro, em Dourados/MS. O tribunal da 5ª Vara Cível da Comarca de Dourados procede o pedido de de rescisão do contrato de locação, decretando o despejo e condena todos os réus ao pagamento dos aluguéis e encargos já vencidos ou que tem vencimento ate a data de desocupação do imóvel.

  Ao iniciar o cumprimento da sentença é penhorado os imóveis dos executados/fiadores Cassiano Maciel, Jaci Batista Moreira Maciel e Marco Antônio da Silveira Agostini. Não conformados com a decisão do judiciário, os executados/fiadores apresentam uma exceção de pre-executividade (ato que visa suspender a ação executiva, mediante a uma nulidade processual).

 É promovida o agravo de instrumento, provido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul , para tornar sem valor a penhora que recai sobre o imóvel. Vale lembrar que perante a lei nº 8009 de 1990 o direito a uma residência familiar deve ser prezado, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida cívil,comercial, fiscal, previdenciária ou de qualquer outra natureza, salvo exceções.

  O caso esbarra na tese de interpretação do entendimento do inciso VII do art.3º da Lei nº8009 de 1990  que  afronta o direito social à moradia e aos princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade material estampados na Constituição Federal pelo artigo 6º da Emenda Constitucional n. 26/2000.

  Nem todos tem o pleno conhecimento da lei que mostra não ser razoável que uma pessoa tenha seu único imóvel penhorado para incentivar o mercado locativo. Mostra que atualmente, o mercado imobiliário utiliza outro mecanismo para assegurar o cumprimento dos contratos, tais como o seguro fiança. Adverte que a sociedade e o direito devem proteger o direito à moradia e valores extrapatrimoniais, como a dignidade da pessoa humana.

 

  O Ministério Público Federal, em parecer da lavra do ilustre Subprocurador-Geral da República Dr. Antônio Carlos Pessoa Lins, opinou pelo provimento do recurso nos termos da seguinte ementa :

DIREITO CIVIL. LOCAÇÃO. POSSIBILIDADE DE PENHORABILIDADE DO

BEM DE FAMÍLIA DO FIADOR CONFORME PRESCREVE O ART. 3º, VII DA

LEI 8009/90. PRECEDENTES DO STJ. PARECER PELO PROVIMENTO DO

RECURSO.

VOTO :

   

  Em primeiro aponta -se  que o recurso foi interpretado unicamente com fundamento  na  interpretação do inciso VII do art 3º da lei 8009/90. No caso a posição adotada pelo Tribunal – não permitindo a penhora do imóvel do fiador, pautando- se no fundamento de se tratar de um bem de família-. A corte admite divergência para efeito de conhecimento do especial , é possível admitir o alívio dos  requisitos formais de admissibilidade do recurso especial diante da constatação de divergência jurisprudencial notória.

 

  Tratando-se de dissídio notório, admite-se, excepcionalmente, a mitigação dos requisitos exigidos para a interposição do recurso  pela alínea "c" "quando os elementos contidos no recurso são suficientes para se concluir que os julgados confrontados conferiram tratamento jurídico distinto à similar situação fática”.

  É possível incidir a controvérsia para discutir a possibilidade de penhora do bem de família do fiador em contrato de locação , como descrito no paragrafo VII do art 3ºda lei 8009/90 .  Quanto a impenhorabilidade do bem de família do fiador dado como garantia de no contrato de locação , o Supremo Tribunal Federal declara como constitucional o art 3º da lei 8009 e este  também é do Supremo Tribunal de Justiça, ou seja ambos rejeitam a inconstitucionalidade do caso.

  Em função da dignidade da pessoa humana e atento às condições mínimas que devem cercar a vida em sociedade, bem destinado à moradia do devedor e sua família, embora inicialmente disponível, traspassa à categoria de direito indisponível. Assim, não se há de autorizar a penhora e, consequentemente, a expropriação daquele imóvel que se destina a acolher a entidade familiar do devedor.

 

  Não esquecendo das previsões mencionadas no artigo 3º da lei , onde explicita os casos onde não poderia aplicar a questão de impenhorabilidade, o caso previsto é abordado no inciso VII, a qual não seria possível reconhecer a impenhorabilidade do imóvel residêncial dos devedores  que, na condição de fiadores, se obrigaram ao pagamento de eventual dívida advinda de contrato de locação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com