TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE A VISITA TÉCNICA À FESTA DA POLENTA

Por:   •  17/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES

CURSO DE DIREITO

RELATÓRIO SOBRE A VISITA TÉCNICA À FESTA DA POLENTA

VITÓRIA

2010


Visita Técnica à Festa da Polenta – Venda Nova do Imigrante

O curso de Direito da FAESA, pela disciplina de Realidade Brasileira nos proporciona diversas atividades. A última delas a ser realizada pelos alunos foi a visita à Festa da Polenta que ocorre em Venda Nova do Imigrante, e já está na sua 32ª edição.

Alugamos um ônibus para que todos os alunos que estivessem interessados em conhecer a festa pudessem ir. No dia 10/10/2010, um domingo de manhã e terceiro dia de festa, fomos até Venda Nova do Imigrante, para conhecer a diferente cultura italiana que se mantém há tantos anos e se manifesta através da realização da Festa da Polenta.

Mais ou menos duas horas e meia de viagem, até que chegamos ao nosso destino. Lá, nos encontramos com a professora, que nos orientou a comprar o ingresso, que custava apenas R$ 5,00, para podermos entrar na festa.

Entrando na festa, tínhamos uma missão. Não somente nos divertir, mas tínhamos de fazer algumas perguntas aos nativos dali e aos turistas que ali se encontravam.

Devíamos descobrir como surgiu a festa, como ela se perpetuava ao longo desses anos, qual era o impacto econômico da festa para a cidade e onde são investidos os recursos arrecadados com a festa. Fomos entrevistar pessoas, e uma delas foi um dos muitos voluntariados da festa, que nos recebeu muito bem, nos concedendo sua atenção para nos explicar a importância daquela festa para a cidade e seus habitantes. Seu Arnaldo nos contou que ainda era criança quando a festa surgiu, e que através do Padre Caliman, o fundador da festa, começou essa reunião de famílias, e a celebração da cultura italiana.

Tivemos a sorte de também entrevistar o Prefeito da cidade, senhor Dalton Perim, que nos disse o seguinte: “A proposta da festa surgiu primeiro para um momento de confraternização da comunidade. A festa foi tomando uma proporção positiva, logo se tornando uma festa beneficente. O padre Cleto Caliman, que organizou a festa já tinha instituído um hospital filantrópico na cidade, mas como o hospital passava por dificuldades, transformaram a festa beneficente ao hospital, depois passou a ser beneficente a APAE. Até hoje ela


tem esse caráter, pois ela extrapola essa questão, indo além e passa a apresentar uma sensibilidade de união da comunidade, que seria um voluntariado, dedicar um tempo seu em benefício das pessoas, por uma causa social.” Ele nos contou também que nesse ano eles foram à Brasília com uma equipe de 30 pessoas, com o intuito de fazer uma amostra da Festa da Polenta, a fim de mostrar que em Venda Nova do Imigrante, tem cultura e identidade de um povo, vindo de uma imigração.

A percepção dos turistas ao chegar a festa é de muita admiração, conforme afirmou André Fachetti, de Cachoeiro de Itapemirim, segundo o turista, que também é fotografo a festa é muito bem organizada, “ acho fantástica como ela é feita por pessoas dessa região, pessoas que valorizam sua cultura e eu vim a festa por causa dessa questão cultural e também fotografar ”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com