TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REPERCUSSÕES DA CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA VIDA CAIÇARA: O CASO AVENTUREIRO

Por:   •  17/11/2016  •  Monografia  •  6.755 Palavras (28 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 28

                                                     

UNIVERISADE ESTÁCIO DE SÁ

Curso de Direito

        

                                   

REPERCUSSÕES DA CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

                 NA VIDA CAIÇARA: O CASO AVENTUREIRO

       ANA CLARA DE OLIVEIRA MACIEL PINAUD

             Rio de Janeiro

                                                                   2015

             

ANA CLARA DE OLIVEIRA MACIEL PINAUD

       

      REPERCUSSÕES DA CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

                         NA VIDA CAIÇARA: O CASO AVENTUREIRO

   

Artigo Científico Jurídico apresentado à Universidade Estácio de Sá, Curso de Direito, como requisito parcial para conclusão da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.

Orientador: Prof. Fernando Alvarenga Barbosa.

                                                            Rio de Janeiro

     2015

REPERCUSSÕES DA CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA VIDA CAIÇARA: O CASO AVENTUREIRO

                                

                                                                                      Ana Clara de Oliveira Maciel Pinaud

            RESUMO

Este artigo tem como objetivo principal apresentar a ocorrência de conflitos ocasionados em decorrência da criação da Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul - RBEPS, incluindo a Vila do Aventureiro, sem sequer uma menção a sua existência no Decreto Estadual n. 4.972 de 02 de dezembro de 1981, que cria a RBEPS até a implementação da resolução da Reserva de Desenvolvimento Sustentável - RDS, apresenta também os fatores condicionantes e as consequências da implantação da primeira RDS do Estado do Rio de Janeiro, na Vila do Aventureiro - Ilha Grande - Angra dos Reis. Inclui legislação.

Palavras-chave: 1. Unidades de Conservação Ambiental. 2. Direito Ambiental. 3. Reserva de Desenvolvimento Sustentável - RDS (RJ). 4. Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul - RBEPS. 5. Caiçaras (RJ).

            SUMÁRIO

1. Introdução; 2. Contexto do estudo; 3. Os conflitos gerados pela criação da Reserva Biológica; 4. Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS; 5. Conclusão: repercussão da RDS do Aventureiro; 6. Referências


        1  INTRODUÇÃO

          A escolha do tema do trabalho em pauta deve-se a uma vivência particular de muitos anos na área estudada além de uma tendência pessoal em privilegiar a área ambiental em minhas reflexões. Exemplos aos milhares evidenciam a necessidade premente de mais estudos na área do Direito Ambiental, requisito essencial até, em última análise, para a sobrevivência da vida em nosso Planeta.

Não é preciso ir tão longe quando se trata da escolha de um estudo/requisito para a conclusão de um curso de Direito. Fechando nossa perspectiva no âmbito do possível, deparamo-nos com um problema realmente vivenciado por nós, desde que nossa família reside no local onde se desenrola toda a história que procuraremos expôr, juntamente com o caso escolhido para eixo central deste trabalho: a criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável - RDS na Vila do Aventureiro, Ilha Grande, Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro.  

                Iniciamos delineando geograficamente a área, continuamos contextualizando a vida dos caiçaras[1], os últimos do Estado do Rio de Janeiro, enveredamos por toda uma história de sobrevivência contando com os recursos da terra e chegamos ao foco principal do trabalho: a ocorrência de conflitos muito sérios ocasionados em decorrência da criação da Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul – RBEPS, uma Reserva Ambiental incluindo a vila caiçara do Aventureiro, sem sequer uma menção a sua existência no Decreto Estadual n. 4.972 de 2 de dezembro de 1981, que cria a RBEPS.

Como se sabe uma Reserva Biológica é a unidade de conservação mais restritiva em relação à permanência do ser humano em seus limites. O destino apontado pelos cientistas responsáveis por sua criação era a remoção imediata dos caiçaras. A sorte estava lançada. Os embates decorrentes deste fato são levantados e examinados no presente trabalho, assim como a procura por saídas honrosas e legais para os nativos daquela Vila.

                Muita gente bem intencionada, tanto graduados quanto pós-graduados além de pessoas que emocionalmente se envolveram com o drama vivido pelos caiçaras, procuraram juntos a mais justa saída para aquele impasse. Foram inúmeras e infindáveis reuniões que resultaram em grupos com ideias opostas que levariam a soluções também opostas. Documentos sérios foram lavrados.  O mais agudo problema era que a criação da RBEPS tornou ILEGAIS todos os moradores da vila do Aventureiro, embora suas famílias morassem naquele lugar há mais de 150 anos.

                A conclusão, mas não a solução deste grande problema parecia ser a criação da uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável - RDS, desafetando a Vila do Aventureiro da RBEPS, porém alguns não concordaram com isso e optaram por continuarem na Área de Proteção Ambiental - APA-Tamoios, criada através do Decreto-lei n. 9.452, de 5 de dezembro de1982 e assinada em 1986, com o objetivo de assegurar a proteção do ambiente natural e dos sistemas geohidrológicos da região, que abrigam espécies biológicas raras e ameaçadas de extinção, que abrange todas as terras emersas da Ilha Grande e de todas demais ilhas que integram o Município de Angra dos Reis, o que lhes permitiria dispor de suas terras como melhor lhes aprouvesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (264.6 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com