TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DE CREDIT SUISSE: REMUNERAÇÕES NO PÓS-CRISE

Por:   •  30/8/2019  •  Resenha  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

No caso em estudo o Diretor executivo de grupo Credit Suisse, faz um anuncio a respeito do novo plano de remuneração para o banco, este anuncio ocorreu posteriormente a uma reunião do G-20, grupo das 20 maiores economias do mundo, nos Estados Unidos da América-EUA, na cidade de pittsburgh.

É importante ressaltar que a época do ápice da crise financeira, os principais governos estabeleceram uma série de regras e orientações a respeito da remuneração na indústria financeira.

É imperioso destacar que o Credit Suisse Group, adotou tais regramentos e orientações cerca de um ano antes daquilo que fora estabelecido, sendo dessa maneira a primeira das instituições a adotar a sistemática trazida pelo G-20, esse comportamento demonstrou a preocupação e entendimento em comum com os órgãos reguladores, o que fez com que a empresa assumisse um papel de extrema importância em relação a crise, sendo assim uma postura além a resposta automática ao mercado.

O G-20 teve início em 1999, logo após as crises financeiras na Ásia, Brasil e Rússia, fomentando uma discussão aberta e de caráter construtivo entre os países emergentes e de mercados industriais, buscava também o entendimento e visão alinhadas entre seus membros de aspectos relacionados ao desenvolvimento do sistema econômico e financeiro global.

Segundo o conselheiro sênior do banco Wilson ERVIN, que também foi membro da diretoria, o plano de remuneração posto em prática, foi resultado de uma busca para reformulação da cultura da empresa eu durou cerca de 10 anos e teve como parte, a implantação de uma nova estratégia que foi projetada para que as diversas linhas de negócios, dentre elas banco de investimento, banco privado e gerencia/gestão de ativos, buscassem trabalhar de modo mais compactado e estreito.

Dentro dessa linha o caso explicita que a remuneração dentro deste processo ocorreu da seguinte maneira, a remuneração global dos profissionais da Credit Suisse assumiu duas maneiras distintas, uma era o salário, enquanto a outra era compensação ou bônus de incentivo, sendo essa sistemática adotada por toda Wall Street. Desse modo o salário era um custo fixo, já os bônus eram variáveis, ou seja, iriam depender do desempenho da empresa, unidades de negócios e do desempenho em específico do indivíduo dentro do ano.

Foi verificada e aplicada também uma espécie de classificação a cada individuo que seria recebida de acordo com o seu desempenho, gerando impactos na remuneração, estimulando a melhora seriam baseadas em quatro índices, o triplo A, o duplo A, o A unitário e o B.

Outra maneira de estimular os funcionários seriam as premiações, levando-se em consideração as ações destes em determinado espaço de tempo, gerando assim uma exposição e destacamento dos indivíduos e podendo inclusive acumular essas ações de destaque, o que veio a se alinhar com os interesses dos funcionários e os acionistas.

Um aspecto de grande importância analisado foi a priorização realizada pela Credit Suisse era concernente a Contabilidade, hedging, regulamentares, fiscais e de divulgação de qualquer programa de remuneração.

Podendo se verificar mais enfoque que questões de contabilidade eram todas voltadas a apresentação de resultados financeiros de GAAP dos EUA, pois existia uma exigência de que a remuneração diferida ou não disponível deveria ser contabilizada ao longo do tempo, sendo conferida ou recebida.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com