TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA

Por:   •  2/10/2018  •  Resenha  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO LIVRO "O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA"

Fuller, L. Lon

        A história conta um caso ocorrido no ano de 4.299, onde um grupo de cinco amigos e exploradores de cavernas são surpreendidos com alguns acontecimentos que mudarão suas vidas.

        Esses exploradores foram explorar uma caverna, mas houve um desmoronamento e os deixou trancados pela única saída que havia. Com o passar do tempo soterrados, inicia-se a tentativa de resgate, o que não é uma tarefa fácil, já que ocorrem novos deslizamentos e tornava o local cada vez mais instável, e nessas tentativas , infelizmente, dez pessoas da equipe de resgate acabaram morrendo.

        Ao decorrer de 20 dias, os exploradores conseguiram se comunicar com as pessoas que estavam do lado de fora para o resgate, através de um rádio, e dentre a conversas e duvidas que tinham, os destaques seriam para o fato do tempo em que permaneceriam presos, o que não seria antes de 10 dias, e com isso veio a duvida sobre o tempo de vida sem comida durante esse tempo. Obtiveram uma resposta negativa. Sob um forte silêncio uma das dúvidas mais intrigante ecoa pelo ambiente escuro e úmido, eles questionam sobre a possibilidade de sobrevivência com alimentação de carne humana. Uma questão que deixou todos perplexos, incluindo o médico por ser indagado, e estava ali para orientar com as questões físicas e psicológicas, onde sua resposta foi positiva.

        Dado então o benefício da dúvida, Roger propõe aos colegas que tirassem a sorte nos dados, e aquele que perdesse obviamente serviria de alimento aos demais. porém ele acaba refletindo sobre o que foi proposto e decide por desistir do acordo, só que os outros não aceitam e acabam matando e se alimentando do corpo de Roger.

        Depois de serem resgatados da caverna, os exploradores são levados a julgamento, onde foram acusados e julgados por quatro juízes.

        Foster diz que os acusados não poderiam ser condenados, não naquelas circunstâncias, pois as leis legais não se aplicavam neste caso. Ele diz que as leis discutias devem ser aplicadas para a sociedade, e esses não estavam numa sociedade, então as leis legais perdem valor e entra as leis naturais. O juiz alega que esses homens só fizeram aquilo para garantir a própria sobrevivência.

        Já Tatting combate fortemente os argumentos ditos por Foster, pois não se em conhecimentos destas "leis naturais", e então quando é que elas começam a valer? Antes ou depois de matarem Roger? Só que esse juiz se contradiz emocionalmente, pois sua razão está para acusá-los pelos atos terríveis praticados, já a emoção vem simpatizar e compreender as necessidades envolvidas.

        Keen fala que por ele todos estariam libertados, pois as condições que passaram já os fizeram sofrer. Porém como é um homem de lei, ele não deve decidir somente pela moral e sugere a lei dizendo que todo homem que tira a vida de outrem deve ser punido com morte, e pede sentença máxima.

        Handy faz o apontamento do acordo feito na caverna onde todos aceitaram o acordo, e também traz para discussão o fato de uma pesquisa realizada que diz que 90% da população local acreditam que os réus são inocentes e que devem ser absolvidos.

        A suprema corte, estando dividida, decide manter então o resultado do primeiro julgamento do tribunal e assim os sentenciam a morte pela forca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com