TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE CIVIL POR ABANDONO AFETIVO

Por:   •  18/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

EDUARDA MACHADO

RESPONSABILIDADE CIVIL POR ABANDONO AFETIVO


Projeto de Pesquisa apresentado como exigência parcial, para a obtenção do grau no curso de Direito da Universidade de Franca.

Orientador: Prof.  Dr. Marcos Aurélio Gomes Alves da Silva.

FRANCA

2020

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A presente pesquisa se delimita a discorrer sobre a responsabilidade civil por abandono afetivo, uma vez que o Direito de Família se projeta para além das relações conjugais, independente dos pais coabitarem ou não. Assim, em situações que ocorrem o rompimento do casamento ou da união estável, o exercício da maternidade e da paternidade devem continuar, inclusive nas relações de afeto.

 A base desta pesquisa está justamente na aplicação do princípio da solidariedade social ou familiar, previsto no art. 3º, inc. I, da Constituição Federal. Assim sendo, entende-se que o estado de filiação é um bem indisponível, e que sua ausência pode trazer impactos emocionais aos filhos, os quais devem ser reparados.

Deste modo, a pergunta problema deste trabalho é: Como a responsabilidade civil por abandono afetivo pode reparar os impactos emocionais, causados a crianças e adolescentes?

2 JUSTIFICATIVA

O presente trabalho se justifica devido ao número crescente de divórcios, e por conseguinte, da separação entre filhos e um de seus pais. Nesse contexto, observa-se duas situações, a alienação parental, que cria conflitos entre os genitores, ou o completo abandono afetivo, que se revela como a falta do exercício de maternidade ou paternidade.

Deste modo, o presente tema se faz relevante, pois, na atual sociedade, foi bem observado com uma grande frequência de caso de abandono afetivo, onde se passou a surgir a necessidade de criação de dispositivos legais, com o intuito proteger principalmente a criança que é a vítima dessa tortura psicológica.

Compreender de maneira plena esse fator é relevante para a comunidade acadêmica, pois trará um aprofundamento nesse estudo. Entende-se também ser relevante para a sociedade, pois os impactos do abandono afetivo têm sido recorrentes.

 

3 OBJETIVOS

O objetivo desta pesquisa é compreender os aspectos relacionados com a responsabilidade civil do abandono afetivo. O maior objetivo de tal compreensão é o de proteger as crianças e adolescentes que são expostos diversas vezes a esse tipo de atitude.

4 METODOLOGIA

Para a elaboração da presente pesquisa, se utilizará a metodologia de estudo dedutivo-bibliográfico, fazendo uso de uma revisão de literatura.

Assim sendo, dentre tais revisões a serem utilizadas estão: livros nacionais, artigos jurídicos, e sites confiáveis que contenham decisões dos tribunais brasileiros.

Pode-se mencionar também que os processos metodológicos que serão empregados no desenvolvimento da presente pesquisa serão: dogmático jurídico, histórico e analítico sintético.

5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Março: Será elaborado e entregue o projeto de pesquisa;

Abril e Maio: Será feito um levantamento bibliográfico para fundamentar a pesquisa;

Junho: Entrega de 75% do TC pronto;

Julho: Desenvolvimento do TC;

Agosto: Desenvolvimento do TC;

Setembro: Revisão ortográfica e gramatical;

Outubro: Protocolo do TC finalizado na plataforma;

Novembro: Protocolo do TC corrigido e finalizado na Coordenação do Curso de Direito.

6 PLANO PROVISÓRIO DE PESQUISA

Capítulo 1. Conceito de responsabilidade civil

1.1 Evolução histórica das famílias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com