TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPOSTA À ACUSAÇÃO

Por:   •  9/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 7

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CRIMINAL DA COMARCA DE TAGUATINGA

PROCESSO Nº: 12983/2018

Lairton Malves já qualificado nos autos da ação criminal que lhe move a justiça pública, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência através de seu advogado devidamente constituído (procuração anexa), apresentar, com base no art. 396-A, do Código de Processo Penal, Resposta à Acusação, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.

DOS FATOS

O acusado foi denunciado pelo Ministério Público pela prática do crime previsto no art. 155 do Código Penal brasileiro.

Narra à denúncia que, o acusado no dia 04/01/2013 às 10h furtou para si um frasco de desodorante do Supermercado Compre Mais. Com efeito, no dia e hora supracitados o réu entrou no estabelecimento vítima e colocou a res furtiva dentro de sua roupa. O fato foi presenciado por um segurança e quando o acusado tentou sair da loja foi abordado pelo gerente que o revistou e encontrou o produto em questão. Logo, o gerente acionou a Polícia Militar que efetuou a prisão em flagrante e encaminhou à autoridade competente para a lavratura do auto de prisão em flagrante. Após as comunicações legais o juiz concedeu liberdade provisória ao réu colocando em liberdade.

O MM Juiz de Direito da 3ª Vara Criminal da Comarca de Taguatinga, recebeu a denúncia na data de 22 de fevereiro de 2018

PRELIMINAR

-DA PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE. ABSOLVIÇÃO SUMÁRIA, ART.397, IV, DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

O acusado cometeu o crime previsto no art.155, do Código Penal, ou seja, o crime de furto, que prevê pena de 1 (um) a 4 (quatro) anos de reclusão e multa.

E, segundo os termos do artigo 109, IV, do Código Penal, a prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, salvo o disposto no §1º do art.110 deste Código, regula-se pelo máximo de pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se: IV- em 8 anos, se o máximo da pena é superior a 2 anos e não excede a 4. ”

Portanto será aplicado o prazo de 8 anos, visto que a pena do crime de furto é de no máximo 4 anos.

No entanto devemos ressaltar que na data da prática do crime, o acusado tinha 19 anos, portanto menor de 21 anos de idade. Neste sentido, o artigo 115 do Código Penal estabelece que será reduzido o prazo prescricional pela metade quando o criminoso era na época do crime menor de 21 anos, ou, na data da sentença, maior de 70 anos.

Portanto, confere-se que entre a data da consumação do crime e o recebimento da denúncia já se passaram os 4 anos relativos ao prazo prescricional, visto que o prazo prescricional a priori eram de 8 anos, porém percebida a idade de 19 anos do acusado na época do fato, reduz-se a, ou seja, ao prazo de 4 anos. Importante ressaltar que a consumação do crime se deu em 04 de janeiro de 2013, enquanto que o recebimento da denúncia se deu na data de 20 de fevereiro de 2018, a partir daí comprova-se a prescrição da pretensão punitiva em relação ao crime.

Igualmente, aplica-se a tal fato a extinção da punibilidade contida no art.107, IV, do Código Penal, extinguindo-se assim o feito pela “prescrição, decadência ou perempção”, como preleciona o inciso IV, do artigo citado.

Neste sentido, segundo o doutrinador Guilherme de Souza Nucci:

Prescrição, no Direito Penal, é a perda do direito de punir do Estado pelo não exercício do direito em determinado lapso temporal, o que, consequentemente leva a absolvição do Imputado, pois trata-se a prescrição de uma das causas de extinção de punibilidade, conforme o artigo 107, IV do Código Penal.

Nesse sentido, apresenta-se o entendimento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro quanto à prescrição da pretensão punitiva:

FURTO SIMPLES (ART. 155, C.P.). RÉU MENOR DE VINTE E UM ANOS. PRESCRIÇÃO.

Cuidando-se de réu menor de vinte e um anos à época dos fatos, o prazo da prescrição, que se regula pela pena imposta, conta-se pela metade. Passados mais de dois anos entre as datas do fato e do recebimento da denúncia, verificou-se o lapso prescricional, pelo que se declara extinta a punibilidade.

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELACAO: APL 01992174120088190001 RJ 0199217-41.2008.8.19.0001

O acusado, deverá ter ainda sua absolvição sumária com base no art.397, IV, do Código de Processo Penal, visto que, o juiz após vislumbrar todo o cumprimento contido no artigo 396 -A, do Código de Processo Penal, que aduz sobre o que o acusado poderá arguir em sua resposta, tudo o que interessar à sua defesa no prazo legal de 10 (dez) dias, deverá assim o juiz proceder à absolvição sumária do acusado baseado em seus respectivos incisos, ressaltando que para o caso em questão o acusado será absolvido pela extinção da punibilidade do agente.

A prescrição da pretensão punitiva é um instituto pelo qual o Estado, por não ter tido capacidade de fazer valer o seu direito de punir em determinado te empo previsto em lei, faz com que ocorra a extinção da punibilidade. Ou seja, ainda que o réu supostamente tivesse praticado um fato típico, ilícito e culpável, o Estado está impedido de fazer valer o seu direito de punir em decorrência da existência manifesta de uma causa de extinção da punibilidade.

DOS DIREITOS

-DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA

Todavia, caso não seja o entendimento de Vossa Excelência a aplicação da Prescrição, requer a aplicação do Princípio da Insignificância, uma vez que, conforme consta da denúncia, o acusado teria subtraído um desodorante no valor de R$0,89 (oitenta e nove centavos).

O princípio da insignificância ou bagatela é um princípio penal limitador. Segundo entendimento do STF é aplicado o princípio da insignificância quando há a presença dos seguintes requisitos: mínima ofensividade da conduta do agente; nenhuma periculosidade social da ação; reduzidíssimo grau de reprovabilidade do comportamento e, inexpressividade da lesão jurídica provocada.

Não houve ofensividade na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com