TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO CÁPITULO X DA COLETÂNEA “TEMAS CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO”

Por:   •  15/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

HELOÍSA ZAFALON JULIANI

AVALIAÇÃO DE PSICOLOGIA:

RESUMO DO CÁPITULO X DA COLETÂNEA “TEMAS CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO”

MARINGÁ

2016

A coletânea Temas Clássicos da Psicologia sob a ótica da Análise do Comportamento, coordenada por Maria Martha Costa Hübner e Márcio Borges Moreira, é composta por capítulos escritos por diversos autores que objetivam orientar e facilitar a compreensão dos temas clássicos da psicologia sob o ponto de vista behaviorista radical.

No capítulo X, denominado “Personalidade”, escrito por Roberto Alves Banaco; Joana Singer Vermes; Denis Roberto Zamignani; Ricardo Correa Martone e Roberta Kovac; busca-se inicialmente explicar por meio de diversas teorias a definição do termo “personalidade”, sendo primeiramente caracterizado como padrões de comportamento que tornam o indivíduo único e diferente dos demais. É dito também que, para a Psicologia, os comportamentos deveriam ser explicados pela mente (instância imaterial), e a personalidade seria a exteriorização dessa instância, ou seja, a forma que esta assume perante o mundo.

O texto aborda algumas hipóteses baseadas em teorias de autores como Freud, Jung, e Adler, que se dedicavam ao entendimento da constituição, desenvolvimento e desvios da personalidade. Dentre as hipóteses apresentadas, destaca-se a que sugere que a formação da personalidade ocorre nos primeiros anos de vida, e após ser constituída, não passa por muitas alterações, dessa forma, os problemas psicológicos também seriam originados nessa fase, sendo chamados de “traumas”, e os distúrbios patológicos e problemas de comportamento seriam derivados de alguma falha nesse processo.

Tais temas foram abordados pela Análise do Comportamento, mas, essa área encontrou, em sua história, alguns obstáculos para concebê-los, por exemplo o fato de que para alguns cientistas (behavioristas) a Psicologia deveria atender às exigências das Ciências Naturais, sendo assim, para que a personalidade pudesse ser seu objeto de estudo, deveria ser redefinida. Essa situação foi solucionada fazendo com que o objeto de estudo fosse o próprio comportamento, deixando de ser uma entidade imaterial. Esse campo de Análise adotou o Método experimental para o estudo dos fenômenos psicológicos, bem como o modelo funcional para a explicação dos mesmos.

O capítulo traz ainda, a perspectiva tradicional do conceito de personalidade, termo que vem do latim “persona” (máscara utilizada pelos atores gregos), através disso, afirma-se que a definição da mesma envolve o modo como os indivíduos se apresentam para o mundo, a forma que se relacionam, mas não sua verdadeira essência. Nas palavras de Atkinsonb, Smith, Bem e NolenHoeksema, a personalidade pode ser descrita como padrões distintivos e características que definem o estilo de cada um interagir com o ambiente físico e social; pode-se observar certa regularidade no comportamento das pessoas em diferentes situações, o que pode caracterizar um “estilo pessoal” que pode ser confundido com um rótulo; quando este rótulo aponta só uma descrição de acordo com os padrões e acaba sendo adotado como explicação para as atitudes do indivíduo, torna-se um problema, pois essa nomeação dada a um padrão de comportamentos é utilizada para definir todas as características que fazem parte do modo de agir de um sujeito, por exemplo: tímido, sério simpático... tal interpretação é utilizada no senso comum, no qual a personalidade recebe função de objeto (algo que o individuo “carrega” consigo).

A compreensão sobre como tais padrões são desenvolvidos e porque sofrem tão poucas alterações no decorrer da vida, de acordo com a Análise Comportamental, pode ser alcançada a partir da explicação de que desde a infância vão sendo estabelecidas relações funcionais entre o comportamento do bebê e o responsável por seus cuidados; nessa fase são desenvolvidos os padrões de comportamento que estarão presentes ao longo da vida, mas é importante salientar que esses padrões não são derivados apenas dessas interações do bebê com o mundo.

As ideias de Freud, presentes em sua obra O mal estar da civilização, são apresentadas no texto evidenciando alguns aspectos da personalidade que determinam a conduta humana, são eles: id, ego e superego; cada um desempenha sua tarefa específica na atividade mental, mas existem duas forças antagônicas que provocam a interação entre eles, a pulsão de vida e a pulsão de morte. Além disso, para Freud, o ambiente tem um papel secundário na formação e compreensão da personalidade.

Ao contrário de Freud, Skinner afirma em seu artigo Seleção por Consequências, que a conduta humana tem como aspecto determinante a relação organismo-ambiente, para ele o comportamento individual pode ser transformado pelas condições ambientais. Em sua proposta, o psicólogo explicita três níveis de interação entre o indivíduo e o ambiente, os quais são responsáveis pela seleção de características distintas no repertório de cada pessoa.

O primeiro nível de seleção é o filogenético, que leva em conta os aspectos herdados da personalidade, assim como são herdadas outras características físicas, por exemplo a cor dos olhos. O primeiro aspecto, considerado como fator inato ao indivíduo, são os chamados padrões fixos, que são reflexos incondicionados; também é herdada a capacidade de o organismo responder às consequências de sua ação. O que há de individual na herança desses padrões, é a intensidade com a qual são praticados dependendo da pessoa e da situação. Com base nisso, a chamada “teoria da personalidade com base na sensibilidade ao reforçamento”, se dispõe a explicar dimensões importantes da personalidade através de fatores neurológicos e psicológicos, como o ato de responder a estímulos ameaçadores com respostas de fuga, ataque ou paralisação; são comportamentos filogenéticos que podem ocorrer em diferentes intensidades, sendo originados na infância e podendo se estender por toda a vida.

O segundo nível de seleção, envolve aspectos aprendidos da personalidade, tendo a interação com o ambiente papel primordial para determinar o que é considerado traço de personalidade. Entende-se por essa interação, que a personalidade se dá por um amplo conjunto de respostas similares de um indivíduo, apresentadas em diversos contextos, criando assim uma equivalência funcional. Porém, segundo Skinner, uma personalidade pode se restringir a determinada ocasião, ou seja, nem sempre a conduta de alguém é a mesma diante de sua família e diante de amigos íntimos, ou, por exemplo, alguém considerado tímido na interação com figuras de autoridade pode ser extremamente extrovertido entre familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com