TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TEMAS CONTEMPORANEOS EM PSICOLOGIA

Por:   •  2/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

N1

TEMAS CONTEMPORANEOS EM PSICOLOGIA

Prof. Marihe Alves Rossini

Tutor(a): Marcia Regina Zemella Luccas

Gabriela Sá do Prado - RA: 3222310

São Paulo

2022

Uma possibilidade de atuação no contexto do uso das substâncias psicoativas é a aplicação da estratégia de redução de danos. Segundo Barros (2019), a redução de danos consiste em criar uma estratégia conjunta com o usuário, considerando seus interesses e sua subjetividade, objetivando minimizar os riscos causados pelas substâncias psicoativas e promovendo o autocuidado. busca ser prática e realista, pois será utilizada pelo indivíduo em seu cotidiano, sendo construída de acordo com o interesse e com experiência dele.

Sendo uma proposta que parte de uma política de respeito aos direitos dos usuários, busca ser isenta de julgamentos, considera os fatos detrimento da moral ou das crenças, é desprovida de uma estratégia estabelecida e não tem como prioridade necessariamente a abstinência. Nesta estratégia os profissionais procuram compreender e hierarquizar os riscos acerca do uso da substância ânsia psicoativas por meio do diálogo e do estabelecimento de vínculos delimita-se qual será o dano que se buscará minimizar, considerando a relação entre o usuário e o uso de substância e os danos relacionados a ela. Assim, busca-se que a pessoa perceba o seu papel e se recoloque diante da situação, construindo novas alternativas de cuidado.

Apesar de os resultados obtidos com a aplicação da redução de danos serem superiores às tentativas de abstinência, de acordo com a CFP, observou-se que em abril de 2019 o governo federal instituiu a nova política nacional sobre as drogas (PNAD), "colocando a abstinência como única política pública para as(os) usuárias(os), reafirmando a prioridade das Comunidades terapêuticas e incentivando o retorno a lógica manicomial" (CFP 2019), extinguindo a política nacional de redução de dados.

REFERÊNCIAS

BARROS, E,B Substâncias psicoativas e a atuação do psicólogo como redução de danos. Rev. UNINGÁ, v. 56, n, S1, p. 172-185, jan/mar. 2019. disponível em:

<http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/24>. acesso em: 02 nov. 2022

Governo Federal decreta fim da política de Redução de Danos. Conselho Federal de Psicologia. 12 abr.2019. Doisponivél em: <https://site.cfp.org.br/governo-federal-decreta-dim-da-politica-de-reducao-de-danos/>. acesso em: 02 nov.2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com