TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recurso de Revista

Por:   •  14/4/2016  •  Resenha  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

O recurso de revista cai com frequência no exame da ordem. Ele tem por objetivo a uniformização da jurisprudência dos Tribunais Regionais do Trabalho, ressalta-se que tal recurso só existe no processo do trabalho.

O recurso de revista possui caráter extraordinário, ou seja, se concentra no direito posto em discussão. Assim, em tal via, já não são revolvidos fatos e provas, campo em que remanesce soberana a instância regional. Diante de tal peculiaridade, o deslinde do apelo considerará, apenas, a realidade que o acórdão atacado revelar.

Inclusive, é sumulado (126/TST): Nº 126 Incabível o recurso de revista ou de embargos (arts. 896 e 894, letra b da CLT) para reexame de fatos e provas.

Isso ocorre pois a análise da matéria implicaria o revolvimento de matéria fático-probatória, o que escapa à finalidade do recurso com caráter extraordinário.

(em outras palavras) Escapa à finalidade do recurso de natureza extraordinária o revolvimento da matéria equacionada pelo Regional, com o redimensionamento da valoração das provas produzidas nos autos. E, como preceitua a Súmula 126 do TST, é incabível o recurso de revista para reexame de fatos e provas. Assim, não há como assegurar o processamento do recurso de revista quando o agravo de instrumento interposto não desconstitui a decisão denegatória, que subsiste por seus próprios fundamentos.)

Por fim, seu efeito é devolutivo, bem como via de regra são os recursos trabalhistas. Ou seja, terá efeito meramente devolutivo e não será admitido contra decisões proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho. Assim a parte faz devolver o caso para ser re-analisada pelo mesmo juízo ou por outro de instância, via de regra, superior... posto que o recurso seja manejado, o processo tende a continuar correndo.

Está previsto no artigo 896 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com