TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação para um advogado

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Faculdades Unidas do Norte de Minas

1º Período Noturno

TRABALHO DE PORTUGUÊS

        

Montes Claros 2015

Resenha

O artigo Importância da Língua Portuguesa ao advogado de autoria de Joseval Viana aborda a sua preocupação com o pouco conhecimento que os advogados têm da língua portuguesa e a importância deste na formação dos futuros advogados. Ressalta que o problema é crescente e que a cada ano piora, visto que os advogados preocupam apenas com os conhecimentos jurídicos.

Conforme o autor, o advogado é um profissional reconhecido pela sua capacidade de falar e escrever bem, porém não é o que se tem visto atualmente.

De forma simples e objetiva o referido ao autor exemplifica várias situações de erros gramaticais ( ortografia, pontuação, crase, regências nominal e verbal e outros ) que demonstram a fragilidade do conhecimento da língua portuguesa pelos advogados.

Joseval Viana demonstra a sua indignação em relação aos erros gramaticais encontrados nas petições iniciais, feitas pelos advogados e suas consequências, que na maioria das vezes acarretam em resultados negativos para os seus clientes.

Aconselha-se que os advogados devem conhecer bem ortografia, acentuação, pontuação, crase, regência nominal e verbal e outras regras gramaticais o que torna a petição inicial mais clara e inteligente .Concluindo que a língua é um instrumento eficaz que auxilia muito ao advogado.

Demostra-se que erros primários tais como uso de palavras parecidas com significados contrários levam a vereditos desfavoráveis ao esperado, demonstrando a importância e o valor do domínio gramatical.

Para concluir o autor interroga: por que esses erros gramaticais são comuns nas petições? E ele responde, os advogados não estudam mais a língua portuguesa, estudam apenas os livros jurídicos e pensam que eles ensinam gramática.

Para a solução acima citado Joseval Viana recomenda pegar um bom livro de língua portuguesa e estudar gramática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com