TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio mediação de conflito

Por:   •  16/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

Para falarmos sobre mediação de conflito, primeiramente devemos entender o conceito de conflito, que é um desacordo e, em geral, as pessoas entram em conflito por divergência de valores, necessidades, opiniões e desejos de uma ou de ambas as partes, tendo esse conceito em vista, podemos entender melhor a mediação de conflnnnto. Existe uma forma de buscar a ordem de forma não violenta, através do diálogo, sem briga e guerras, buscando a realização de um acordo buscando o melhor para ambas as partes envolvidas no conflito, onde não haja ameaças, chantagens e intimidações, e ao entender todos esses conceitos e a busca pela solução entendemos a mediação de conflitos.

O mediador tem como função de garantir o direito aos envolvidos em um conflito, ambas as partes devem estar interessadas na realização do acordo para haver o compromisso mútuo das partes diante a realização do acordando buscando uma solução. Alguma das vantagens da mediação: abrevia a resolução dos conflitos, uma vez que por outros mecanismos poderiam demorar muito, torna cada parte capaz de propor alternativas para solucionar os problemas, possibilita o resgate da relação que não se desgasta ainda mais pela demora de uma solução, não precisa de um juiz, precisa de um facilitador para resolver as questões dentro dos direitos e deveres que serão respeitados. Os dois lados vão buscar uma forma para chegar a resolução do conflito.

Os conflitos devem ser compreendidos como forma dos processos humanos, e por mais que não pareça, estes também possuem benefícios tais como: estímulo do pensamento crítico e criativo, melhoram a capacidade de tomar decisões, reforçam a consciência da possibilidade de opção, incentivam diferentes formas de encarar problemas e situações, melhoram relacionamentos e apreciação das diferenças. Os conflitos já a muitos anos, a questão em si da mediação é como se dá a resolução dos mesmos.

Quando uma das partes não se vê respeitada dentro do conflito pode gerar brigas, confusões, quando ambos percebem que suas opiniões estão sendo respeitadas e ouvidas, a resolução se torna mais fácil, fica mais viável chegar a um comum acordo para alcançar uma solução para as duas partes, onde os dois lados saiam satisfeitos. O ideal na mediação é alcançarmos o esquema ganha-ganha, onde os dois lados ganham, ambos querem buscar uma solução, os dois lados são escutados e são respeitados as opiniões também. Por que não buscar uma solução onde todos os envolvidos possam encontrar uma felicidade, um gosto pelo acordo que foi decidido.

A figura do mediador é apenas de um facilitador para ajudar a buscar uma solução e no diálogo entre as partes do conflito, o mediador deve sempre tomar uma posição neutra, estabelecer regras e as partes que devem assumir as responsabilidades, o mediador jamais pode oferecer sugestões, e ele é o responsável por fazerem as partes se entenderem.

Cabe ressaltar que podem suspender ou abandonar o litigio a qualquer momento, ou até mesmo retomar as soluções, isto porque elas não estão ali de forma obrigatória e sim de forma espontânea buscando uma solução para ambos os lados.

O mediador possui algumas técnicas que pode utilizar na mediação, estas não são propriamente do direito, porém auxiliam na resolução de conflitos. Essas técnicas são utilizadas para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com