TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇOS DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE HOSPITALAR

Por:   •  24/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.894 Palavras (16 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COROATÁ-CESCOR

CURSO DE BACHARELADO DE ENFERMAGEM

ANTONIA JOSANA FARIAS

MARA CÉLIA SANTOS MATOS

MARIO ANDERSON SILVA NUNES

PAULA KÉSIA DO NASCIMENTO SILVA

RELATÓRIO FINAL DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇOS DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE HOSPITALAR

COROATÁ – MA

2019

ANTONIA JOSANA FARIAS[pic 2]

MARA CÉLIA SANTOS MATOS

MARIO ANDERSON SILVA NUNES

PAULA KÉSIA DO NASCIMENTO SILVA

RELATÓRIO FINAL DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇOS DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE HOSPITALAR:

Este relatório foi elaborado como requisito para Conclusão do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão.

COROATÁ – MA
2019

IDENTIFICAÇÃO [pic 3]

INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

CAMPUS: Centro de Estudos Superiores de Coroatá – CESCOR

CURSO: Enfermagem Bacharelado

CAMPO DE ESTÁGIO: Hospital Macrorregional de Coroatá Alexandre Mamede Trovão

DISCIPLINAS: Saúde do Adulto e do Idoso, Perioperatória, Saúde da Mulher e do Recém Nascido, Saúde da Criança e do Adolescente, Administração Hospitalar.

PRECEPTORES: Daniela Magalhães Dantas, Tatiana Peixoto Vasconcelos Conceição, Vildete Rodrigues de Sousa, Marilena Aparecida Jansen Coqueiro de Paiva.

DISCENTES: Antonia Josana Farias, Mara Célia Santos Matos, Mário Anderson Silva Nunes e Paula Késia do Nascimento Silva.

PERÍODO DE ESTÁGIO: 18 de março a 04 de julho de 2019

HORÁRIO: 07h00min as 13h00min horas

CARGA HORÁRIA GERAL: 450

SUPERVISÃO: Kayo Diorgenes Miranda de Sá

SUMÁRIO[pic 4]

1

INTRODUÇÃO

5

2

CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

7

2.1

HOSPITAL MACRORREGIONAL DE COROATÁ ALEXANDRE MAMEDE TROVÃO

7

3

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

10

3.1

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES NO HOSPITAL MACRORREGIONAL DE COROATÁ ALEXANDRE MAMEDE TROVÃO NA DISCIPLINA SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO

10

3.2

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES NO HOSPITAL MACRORREGIONAL DE COROATÁ ALEXANDRE MAMEDE TROVÃO NA DISCIPLINA DE PERIOPERATÓRIA

12

3.3

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES NO HOSPITAL MACRORREGIONAL DE COROATÁ ALEXANDRE MAMEDE TROVÃO SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO

16

3.4

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES NO HOSPITAL MACRORREGIONAL DE COROATÁ ALEXANDRE MAMEDE TROVÃO SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

17

3.5

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES NO HOSPITAL MACRORREGIONAL DE COROATÁ ALEXANDRE MAMEDE TROVÃO ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

19

4

CONSIDERAÇÕES FINAIS

21

REFERÊNCIAS

22

  1. INTRODUÇÃO

Como critério para finalização do curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão – Campus Coroatá, se faz necessário o cumprimento de um período de Estagio Curricular Obrigatório em Saúde do Adulto e do Idoso, Perioperatória, Saúde da Mulher e do Recém Nascido, Saúde da Criança e do Adolescente e Administração Hospitalar. O presente relatório refere-se às atividades realizadas por acadêmicos (as) de Enfermagem no Hospital Macrorregional de Coroatá Alexandre Mamede Trovão- MA. O Estagio teve duração de 450 horas, e foi desenvolvido durante o período de 18 de março a 04 de julho de 2019.

O Estágio Supervisionado é um cumprimento da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que define que todo curso de Licenciatura deve oferecê-lo para a formação de seus profissionais, que na questão especifica do curso de Enfermagem possibilita atuação na área técnica no campo da saúde e, também, na rede de ensino publica ou privada de nosso país.

O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelo aluno de cursos de Licenciatura que deve cumprir uma carga horaria pré-estabelecida em instituições públicas e/ou privadas sob a orientação e supervisão de Professor-orientador e profissionais credenciados.

O estagio supervisionado tem por princípios a formação acadêmica, pessoal e profissional, cabe a cada instituição de Ensino Superior (IES) estruturar essa atividade obrigatória, sempre seguindo critérios gerais definidos pela legislação especifica e demais normas relativas emitidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Objetivo Geral: O objetivo do estágio curricular é proporcionar ao aluno o desempenho da prática de Enfermagem em situações reais da vida e trabalho, aliado ao conhecimento científico e teórico-prático desenvolvido no decorrer do curso.

Objetivos específicos: complementar a formação do discente, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências nos campos de prática do enfermeiro no ambiente hospitalar; estabelecer relações entre a teoria e a prática profissional, refletindo sua aprendizagem com reflexões sobre o trabalho cotidiano do enfermeiro no Serviço de Saúde Hospitalar, aperfeiçoar habilidades técnico-científicas necessárias ao exercício profissional, no ambiente hospitalar, ou seja, planejar e executar o cuidado da Sistematização da Assistência de Enfermagem, fortalecer a integração do aluno com a realidade político-social e profissional e reforçar os aspectos bioéticos inerentes ao exercício profissional, principalmente no ambiente hospitalar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com