TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula de Psicologia

Por:   •  7/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 4

Aula um: Psicologia Hoje

No dia 13 de agosto de 2013, a turma de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), presenciou a aula de psicologia geral com o professor e psicólogo Robson Sales. A aula teve como objetivo mostrar as faces da psicologia na atualidade e como ela se desenvolveu, até tornar-se o que ela é hoje.

Nesse sentido, foi exposto que, a Psicologia é uma palavra que tem para um “individuo qualquer” (um leigo), um sentido indefinido, ou seja, ela pode sugerir muitas coisas diferentes do que ela realmente significa. Por exemplo, quando se fala de psicologia, a primeira coisa que vem a cabeça é doidice, desequilíbrio mental, outros pensam logo em crianças. Quando se fala em psicólogo, pensam logo, é doido ou que ele é um semideus, que se a pessoa falar qualquer coisa ele vai a analisar e pode descobrir toda a sua vida e assim por diante.

Na verdade, a psicologia é uma ciência. Mas o que significa dizer que algo é uma ciência? Bom, pra isso é preciso entender como algo se torna uma ciência. Primeiramente, todos sabem que existe o conhecimento vulgar, também chamado de conhecimento natural, e o conhecimento científico. O primeiro é o tipo de conhecimento que se adquire no dia a dia, por exemplo, o nome das coisas, sabe-se que o objeto que se usa para escrever é o lápis, porque todos chamam de lápis. Já o conhecimento científico é aquele que é comprovado, ou seja, ele foi levado a um laboratório e por meios legais, confirmado que aquilo é verídico.

A Psicologia, assim como outras ciências, possui vocabulário diversificado do “normal” vivenciado diariamente. Por isso, palavras que são usadas no cotidiano, como “inteligência”, “personalidade”, “criatividade” e muitas outras, tem sentido adverso ao da Psicologia. Mas essa parte só será objeto de estudo posteriormente.

Depois dessa breve definição sobre psicologia, percebe-se que ela tem sentido amplo ao que se imaginava antes, com isso vem perguntas a nossa cabeça: Afinal, o que estuda a Psicologia? O que significa Psicologia? Essas questões não são fáceis de responder, para isso, é necessário entender um pouco sobre o desenvolvimento histórico da Psicologia.

As primeiras explicações sobre o ser humano foram de natureza sobrenatural, ou seja, na idade antiga os primeiros filósofos começaram a se questionar sobre o seu próprio ser, tal como explicações sobre todos os eventos. Tales de Mileto é apontado como o primeiro filósofo a tentar explicar os eventos naturais em função de outros eventos naturais. Por exemplo, ele explicou a matéria como sendo formada por um único elemento, a água. Depois dele, veio outros, Sócrates, Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, e acabaram desenvolvendo essas indagações.

Em especial, destaca-se o filósofo, matemático e fisiólogo René Descartes. Ele desenvolveu a teoria do dualismo psicofísico, no qual o corpo humano é dividido em duas partes, uma material, a parte mecânica (pensamento mecanicista), e a imaterial, a parte espiritual, a alma. O pensamento de Descartes influenciou vários filósofos dos séculos seguintes, daí surgiu a ideia da materialização, ou seja, os sentidos influencia no pensamento. Isto também está ligado ao pensamento de Darwin sobre o homem se adaptar ao meio em que vive.

É comum se estabelecer como data para o nascimento da Psicologia propriamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com