TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Caso Desengate

Por:   •  8/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 2

Caso Dieselgate:

O escândalo da Volkswagen me chamou atenção devido às suas diversas violações diante as leis a respeito dos poluentes emitidos por seus veículos em uma quantidade elevada e a forma como a empresa tentou “burlar” os testes regulatórios de poluentes.

Primeiramente, entendendo o caso a Volkswagen de 2009 a 2015,para reduzir as emissõe de dióxido de carbono e óxido de nitrogênio de alguns de seus motores a diesel nos testes regulatórios de poluente, criou um software cuja função era fazer, intencionalmente, a injeção eletrônica nos veículos para ativar determinado controle de emissão durante os testes de poluentes.

Depois desta atualização,os clientes da Volkswagen queixaram-se de mais consumo, menos potência e aumento do ruído do motor. Logo, muitos veículos tiveram de fazer manutenções, muitas vezes pagando caro pelo mesmo, o que a empresa também obteve lucro em cima.

Após os testes a EPA ( Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), identificou irregularidades devido a altas emissões de dióxido de carbono e com isso questionou-se da veracidade dos testes pela Volkswagen e decidiram realizar mais testes, descobrindo então a fraude pela empresa no cumprimento das leis socioambientais e  na injeção eletrônica dos carros da Volkswagen assumido pela empresa de suas irregularidades.

A empresa teve vários prejuízos, incluindo as verbas que tiveram de separar para reparo de carros da empresa, mais de 25 milhões em multas e também 500.000 veículos recomprados. Além disso, a empresa após a divulgação das fraudes da Volkswagen perdeu muitos clientes e suas ações no mercado decaíram devido a perda de investidores.

Pensando como aluna em todos os aspectos, percebo que além de terem violado as normas ,condutas da empresa e a responsabilidade para com seus clientes , também foram prejudiciais relacionadas ao âmbito ambiental pois acobertaram uma situação que futuramente, não sendo punido , ocorreriam diversos problemas ambientais ao planeta e a saúde terrestre. Por isso, ressalto que um Compliance é ideal para garantir o cumprimento de normas visando todos os quesitos ,tanto legais quanto morais e sustentáveis, evitando que agrave a situação.  

  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com