TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita Tecnica ao Cras

Por:   •  10/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  4.039 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório sobre o CRAS

I – IDENTIFICAÇÂO

Nome: Alysson Marques, Erika Wanessa, Jucilene Rocha, Leonardo Viana, Pedro Henrique, Vanessa Nogueira.

Turma: 7º B noite

Professor: Julio Cesar Nogueira

Disciplina: ECA e ESTATUTO DO IDOSO

II – INTRODUÇÂO

Relatório baseado em pesquisas e informações retiradas da internet, de fontes como o site: http://parnaiba.pi.gov.br/phb/programas-sociais/ visto que a visita técnica no CRAS do bairro São Vicente de Paula e CRAS do bairro Piauí não foi possível, por conta de alguns incidentes que nos impossibilitaram de concluir nossa pesquisa de campo com êxito.

III – DESENVOLVIMENTO

Durante as pesquisas feitas obtive as seguintes informações técnicas da instituição: O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do sistema único de assistência social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF.

Dada a sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que propicia o acesso de um grande numero de famílias à rede de assistência social. As 04 unidades de CRAS no município de Parnaíba são responsáveis pelo referencia mento de 20.000 famílias e pelo atendimento direto de 4.000 famílias por ano. Destaco aqui que de acordo com pesquisas e visita na qual eu fiz, pude perceber que atualmente em Parnaíba, estão em funcionamento apenas 03 unidades e não 04 como nos informa o site. E são elas: CRAS SÃO VICENTE DE PAULA, localizado na Rua D, nº 360, Bairro São Vicente de Paula, CRAS MENDONÇA CLARK, localizado na Rua Dr. João Goulart, 380,Bairro  Mendonça Clark e por fim o CRAS JOÃO XXIII, localizado na Rua D 456, Bairro João XXIII que atende ainda Catanduvas e Floriópolis, a 4ª unidade que se encontra localizada na Rua Projetada, 30 S/N, Bairro Piauí, pelo que verifiquei através de uma visita, está totalmente abandonado, esquecido pelo poder publico.

As atividades oferecidas nos CRAS são: recepção e acolhida de famílias e indivíduos, atendimento psicossocial e encaminhamentos, proteção pró – ativa por meio de visitas, acompanhamento familiar, produção e divulgação de informações e material Socioeducativo, articulação e fortalecimento da rede social local e promoção de campanhas socioeducativas e de espaços participativos de discussão sobre direitos socioassistenciais nas comunidades. Além de serviços como o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família) que tem como objetivo o trabalho social voltado para o fortalecimento da função protetiva da família, a prevenção da ruptura dos vínculos, à promoção do acesso dos usuários aos seus direitos e possibilidades que contribuam para melhoria de sua qualidade de vida. Através do PAIF as famílias referenciadas podem participar de vários projetos, como o Projeto Oficinas da Cidadania que promove o trabalho social com crianças e adolescentes (idades entre 10 e 14 anos) e suas famílias, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária. Podemos destacar ainda o Projeto Superando as Limitações, na qual são atendidas pessoas com deficiência e seus familiares através de atividades voltadas ao processo de desenvolvimento da autonomia e a inclusão social da pessoa com deficiência. Dentre os Projetos já destacados podemos  citar outros como, Projeto Comunidade Produtiva, Projeto Conviver idoso, Projeto espaço Lúdico, Projovem Adolescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com