TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relaxamento de prisão - Raimundo nonato OAB

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) de Direito da ___ª Vara Criminal da Comarca ___

RAIMUNDO NONATO, nacionalidade, estado civil, profissão, RG _, CPF _, domiciliado e residente em _, vem, por sua advogada infra-assinada (anexo 1), à presença de Vossa Excelênci requerer o

RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE

 com fundamento no artigo 5º, inciso LXV, da CF/88, combinado com com artigos 304 e seguintes do CPP, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos:

1. DOS FATOS:

Ontem, por volta das 22 horas, o requerente encontrava-se no interior de sua residência quando ouviu um barulho no quintal. Aturdido com a situação e munido de um revólver, abriu a janela de sua casa para verificar a situação e percebeu a presença de uma pessoa, que não pode identificar devido à escuridão, caminhando em sua propriedade.

Buscando a proteção a proteção vital de si mesmo e de sua família atirou três vezes em direção ao sujeito não identificado com o propósito de espantar o intruso. Ao sair do interior de sua residência, Raimundo constatou que havia atingido a vítima em região letal e que se tratava de um adolescente que, sem motivos racionais, adentrou em seus domínios.

Imediatamente o requerente sse dirigiu à Delegacia de Polícia mais próxima, onde comunicou o ocorrido. De maneira errônea o Delegato Plantonista, após ouvir os fatos, prendeu Raimundo em flagrante pelo crime de homicídio.

  1. DO DIREITO

A prisão em flagrante de Raimundo constitui constrangimento ilegal, pois, houve apresentação espontânea do requerente.

Haja vista que inexiste prisão por apresentação, pois, o art. 302 do CPP elenca situações em que o acusado foi surpreendido em situação de flagrante delito, o que não é o caso dos autos.

A finalidade primordial da prisão em flagrante é evitar a fuga do indiciado, que não é necessária quando há apresentação espontânea.

A necessidade de cessar tal constrangimento ilegal é nítida, pois o que está sendo ferido é a liberdade de locomoção do requerente, direito fundamental da pessoa, e que neste casso corresponde à sua liberdade física, sua liberdade corporal.

Não resta dúvida que houve cristalina violação à liberdade de locomoção, um dos direitos fundamentais do ser humano, amparado e protegido no Estado Democrático de Direito.

  1. DO PEDIDO

Diante do exposto, vem requerer a Vossa Excelência o relaxamento da prisão em flagrante imposta ao requerente, a fim de que possa permanecer em liberdade durante o processo, com a expedição do alvará de soltura, como medida de inteira justiça.

Nestes termos, pede deferimento.

Cidade, Data

Advogada, OAB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com