TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Exploradores de Cavernas

Por:   •  2/6/2016  •  Resenha  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 5

Bruno Moreira Papa Jamal

Luan De Almeida

Resenha Livro O Caso dos Exploradores de Caverna

Universidade Paulista

UNIP 2016

Trabalho apresentado com exigencia parcial na diciplina Portugues Intrumental Juridico sobre a responsabilidade Adriana Emilia Heitmann Gonçalves Teixeira Fontes.

2016

        O livro retrata uma história simbolica onde quatro homens vão explorar uma caverna, nessa aventura uma fatalidade ocorre e um desmoronamento impede a saida dos exploradores da caverna, trancando-os na mesma.

        Após um tempo, dada a falta de noticias a família ativa uma equipe de busca, que vai ao encontro dos exploradores. A região estava complicada, o resgate encontra mais problemas no desenvolver da história e dez homens acabam morrendo por novos desmoronamentos na desobstruçao da entrada. Ao longo dos dias os exploradores conseguem entrar em contato com a equipe, por um radio que se encontrava em poder de um deles. Entrando em contato com a equipe médica eles perguntam quantos dias mais eles ficaram até o resgate, com a noticia que demorariam provavelmente mais dez dias a pergunta que paira no ar é se a sobrevivência deles seria possível, o médico informa que dificilmente eles sobreviveriam esses dias sem comida.

        O silencio ecoou e com a preocupação da sobrevivencia um dos exploradores Roger Whetmore sugere que a sorte seja laçada nos dados e um dos membros da equipe daria sua vida em prol da sobrevivencia dos demais, servindo-os de alimento até que sejam resgatados. Todos aprovam a ideia, mas surge um questionamento moral, se isso que eles estavam prestes a fazer iria de encontro com alguma lei da sociedade em que viviam, no ambito legal e religioso. Nenhum dos medicos e representantes da fé que se encontravam na equipe de busca quis se manifestar sobre a decisão e após alguns dias eles decidem lançar os dados.

        No momento da decisão Whetmore diz para se esperar mais sete dias, mas seus colegas exploradores não concordam e jogam os dados. Whetmore que seria o juiz da causa se nega a jogar os dados e outro companheiro o faz, por ironia do destino Whetmore é o sorteado e acaba morrendo para servir de alimento aos demais.

        Passado o longo tempo de espera até a equipe de busca chegar, os exploradores são levados de volta a sociedade e instantaneamente foram intimados a julgamento, para responder pelo crime de homicidio. O julgamento foi constituido por quatro juizes cujo quais se pegaram em uma contradição.

        O primeiro juiz a se manifestar foi Foster, sua opnião era baseada em que os acusados não poderiam ser condenados pois as leis legais se aplicavam apenas a sociedade, como os reus não se encontravam em uma sociedade as leis perdem o valor e o que começa a valer são as leis naturais de sobrevivencia, pois os homens não tinham escolha a não ser morrer todos.

        O segundo juiz a se manifestar foi Tatting que se opunha fortemente a opnião de Foster, ele alegava não ter conhecimento dessas leis naturais, e indaga quando que elas começaram a serem validas, se foi antes ou depois da morte de Whetmore, mas ao decorrer de seu discurso ele se pega em uma controversia emocional, pois apesar

de acreditar nas leis de sua sociedade e repudiar o crime violento ele sente uma certa simpatia pelos reus.

        O terceiro juiz a jugar foi Keen que defende a opnião de que todos os exploradores já passaram por dificuldades e sofrimentos sobrehumanos e que não merecem serem acusados e sentenciados a forca, mas e seguida diz que como seu trabalho não é moral e sim legal não cabe a ele julgar as emoçoes e sim os atos, e por isso nescessita aplicar a lei que diz que todo homem que mata outro homem sera sentenciado a pena de morte e então ele termina acusando os reus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com