TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Filme The hammer

Por:   •  18/6/2020  •  Resenha  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 4

O filme conta a história de um jovem chamado Matt Hamill, nascido em uma pequena cidade no interior dos EUA, Loveland Ohio, sendo diagnosticado com surdez ainda na infância, logo nos seus primeiros anos de vida. Sua mãe sempre aceitou as suas limitações e entendia que Matt precisava de cuidados especiais, ao contrario de seu avô que tratava Matt como ouvinte, não aceitando a idéia que seu neto aprendesse sinais para se comunicar, mas apesar de tudo seu avô via em Matt um potencial e queria que ele não sentisse pena de si mesmo. Ainda criança foi encaminhado para a mesma escola que seu irmão, lá aprendeu a verbalizar, fazer leitura labial e não teve contato com a língua de sinais.

Matt, não tinha uma boa interação com os colegas da escola, na verdade ele era discriminado por algumas crianças, pois achavam ele um doente por não conseguir ouvir, após uma briga na escola, o avô de Matt decidiu inseri-lo em um esporte, com a modalidade de luta. E foi lá que o menino começou a se destacar, apesar de ter dificuldades, como a de não ouvir as instruções do treinador, nem do apito, havia um desenvolvimento nos demais sentidos. Por ser um bom lutador, recebe bolsas de estudos de duas universidades, uma de grande prestígio e potencial, capaz de torná-lo um campeão, a Purdue, porém tinha poucas assistências para surdos, tendo somente uma interprete em sala de sala e a outra, a R.T.I era uma universidade que possuía uma boa estrutura para surdos, mas não era tão prestigiada.

Matt se via como qualquer pessoa normal, sem limitações, tinha o inglês como sua primeira língua, também não tinha contatos com pessoas surdas e por essa questão decidiu ir para a Purdue, mas lá não se deu bem muito bem como queria, não por sua culpa e sim pela pouca estrutura para surdos. Depois de perder a bolsa, Matt se colocou no papel de coitado, com pena de si, se achava um fracasso, mas seu avô decidiu investir no seu futuro na outra universidade e o convenceu. Já nesta universidade Matt foi reconhecido, valorizado, conheceu pessoas surdas, inclusive um amor, aprendeu a língua de sinais e se tornou um grande campeão, não foi fácil, mas lá ele se sentiu bem e percebeu que a sua limitação não tinha nada de vergonhoso.

Portanto, ao analisar o filme, podemos observar que a falta de estrutura para pessoas surdas sempre existiu e que pouca coisa mudou nos dias atuais. É evidente que pessoas como Matt ainda sofrem preconceito pela sua limitação e que não tem a assistência necessária como deveria. Apesar de inserida a Lei de LIBRAS, nº 10.436/2002, os direitos lingüísticos de todos os cidadãos surdos ainda não foram plenamente alcançados, a desvalorização da língua de sinais não é mais pela de falta de conhecimento, mas sim por falta de empatia e de respeito.

A Lei de Libras 10.436/02 e o Decreto n.º 5.626/05 são dois instrumentos fundamentais na garantia dos direitos dos cidadãos surdos, principalmente na educação, pois esses instrumentos proporcionam ações da comunidade surda em todo o território nacional na luta pela efetivação da garantia de direitos que estes apresentam. Algumas destas ações impactaram e continua a impactar comunidades surdas em todo Brasil. Há interesse e organização da população surda, nos debates a respeito da sua lingüística, como também é possível perceber no filme.

As entidades que se dedicam a questões voltadas a pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com