TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Teoria Crítica do Direito

Por:   •  20/6/2015  •  Resenha  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

WAGNER ALEXANDRE DA SILVA

RESENHA DO TEXTO:

A TEORIA CRÍTICA DO DIREITO

Porto Velho

2015

WAGNER ALEXANDRE DA SILVA

RESENHA DO TEXTO:

A TEORIA CRÍTICA DO DIREITO

Resenha crítica a ser apresentada no  
Curso de Direito da UNIR na Disciplina Metodologia da Pesquisa em Direito, ministrada pela Prof(a) Ms Adriana Vieira da Costa, como requisito básico para a composição de nota bimestral.

Porto Velho

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

3 CONCLUSÃO

4 CRÍTICA

5 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa apresentar uma resenha crítica sobre o texto “A Teoria Crítica do Direito”, do  autor Luis Fernando Coelho, extraído do livro “Aulas de Introdução ao Direito”. O autor discorre sobre a importância da teoria crítica do direito e de sua função crítica em relação a realidade social e de sua função prospectiva, para constituir algo melhor do que mostra a realidade presente, contribuindo para a transformação do direito e da ciência do direito.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo Luis Fernando Coelho, a teoria crítica do direito deriva de uma concepção que atribui ao sujeito do conhecimento um papel ativo e construtivo quanto ao respectivo objeto. Neste contexto, parece evidente nas ciências sociais, entre as quais está a Jurisprudência, na qual o cientista na impossibilidade da absoluta correspondência entre seu próprio discurso e algo que, ao nível dos fatos, possa ser descrito objetivamente, cria esse objeto, para então considerá-lo como a própria realidade.

Ora, se as instituições jurídicas são objetos criados pelo conhecimento, essa criação pode ser transformada, na medida em que a realidade social que sob ela se oculta merece ser transformada, e não apenas descrita em seus nexos causais. Ocorre, assim, uma ampliação do saber jurídico, que assume função crítica em relação a essa realidade social e função prospectiva, porque voltada para o futuro e não presa ao passado. Desta forma, a Jurisprudência não somente incorpora a política jurídica como se vale da ciência política e das demais ciências do homem e da sociedade, não para descrever-lhes os prováveis nexos causais, mas para constituir algo melhor do que mostra a realidade presente.

O autor escreve ainda que a teoria crítica apresenta “categorias críticas”, a saber: sociedade, ideologia, alienação e práxis. A utilização das categorias críticas importa que o direito seja compreendido em função da sociedade, da ideologia, da alienação e da práxis, e não o oposto. É a partir dessa visão crítica, construtiva e prospectiva que a teoria crítica do direito efetua a revisão da hermenêutica jurídica tradicional.

Dá-se mais importância aos efeitos sociais das decisões jurídicas do que a sua correspondência semântica com pretensos significados originários dos textos legais. Seu compromisso fundamental é a própria transformação positiva do direito, pois o direito se aperfeiçoa na medida em que o próprio homem e a sociedade que ele constitui se aperfeiçoam. O direito passa, então, a ser encarado como instrumento de transformação social, expressão da justiça que deve ser realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (346.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com