TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha acadêmica sobre a obra os exploradores de cavernas

Por:   •  6/9/2016  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

A obra o caso do exploradores de caverna do autor e jurista Lon Fuller, relata o caso de quatro exploradores acusados de homicídio contra Roger Whetmore amigo e colega de profissão depois de um deslizamento no qual bloqueou todas as saídas evitando que os cincos ali pudessem sair, sendo assim ficando presos com uma pequena quantia de mantimentos, tendo que esperar por um salvamento.

    Após 20 dias uma equipe de salvamento conseguiu contato através de um radio transimitor da equipe e outro que estava com os exploradores, então foi perguntado quanto tempo demoraria para eles saírem, a equipe de salvamento informou que era preciso no mínimo 10 dias, fizeram outra pergunta se eles sobreviveriam mais 10 dias sem comer, e um médico da equipe respondeu que muito provavelmente conseguiriam. Após oito horas foi feito novamente um novo contato, onde Roger Whetmore perguntou se comendo a carne de um dos confinados conseguiriam sobreviver o medico respondeu que sim, logo após os exploradores pediram opniãoes de médicos, religiosos, políticos, sobre o fato de comeram a carne de um dos cincos, nenhum aceitou participar da decisão, dai se perdeu o contato com a equipe de salvamento, pois a bateria do radio transmitor descarregou. Sem nenhum resposta obtida Roger Wethmore propôs que fosse jogado um dado e quem perdesse seria morto, servindo de alimento para os demais, mas antes do incio Roger Whetmore decidiu desistir e esperar mais sete dias para tomar a decisão, no qual seus amigos não aceitaram e acusaram de violar o acordo firmado, acabou sendo morto e comido pelos outros quatros. Os quatros acabaram sendo salvos com vida e ao saírem da caverna foram denunciados pela pratica de homicídio contra Roger Whetmore, em tribunal de primeira estancia foram condenados a morte, e recorreram ao superior tribunal no qual forma julgados por cinco juízes: Trupenny, Foster, Tatting, Handy, Keen. O juiz Trupenny acusa os quatros de homicídio, a constituição deve ser seguida e que devem pagar com a pena de morte. Já o juiz Foster defende os réus, no qual estavam em estado de necessidade, defendendo o direito jusnaturalista, argumentando que a lei escrita não se encaixava neste caso. O Juiz Tatting contesta a tese de Foster, sobre as leis naturais, do jusnaturalismo, mas no final decide se abster da votação. Juiz Handy mostrou algumas pesquisas feitas com a população sobre o caso, onde 90% absorveriam os réus, então ele decide votar a favor da absorção. Juiz keen relata o fato de todos ali já terem sofridos demais, mas é necessário que a lei seja aplicada, acusando os réus. É constatado o empate de votos na decisão, então a suprema corte mantem a decisão condenatório do Tribunal de primeira instância, condenando os acusados a sentença de morte.

  É de grande importância o entendimento desta obra no qual no âmbito do direito se explora as fontes do direito, a analogia, os princípios gerais do direito, mostra que a norma escrita é ineficaz pois necessita de uma analise e interpretação para se adaptar ao caso, o direito positivo e o direito natural, o estado de natureza e o estado de direito. No ponto de vista do ordenamento jurídico os réus deveriam ser culpados, pois estavam infringindo a constituição e comentando um homicídio sendo a decisão mais plausível, mas não pagando com morte e sim com uma pena, como prever o código penal. Por fim, uma obra onde possibilita um debate muito vasto a cerca do ordenamento jurídico, possibilitando uma discursão inesgotável, havendo diversas possibilidades de interpretação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com