TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica do livro o codigo dos homens honestos

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  1.195 Visualizações

Página 1 de 3

                   Resenha Critica: O código dos Homens honestos

BALZAC, Honoré de. O código dos homens honestos ou a Arte de se deixar enganar elos larápios. Ed Especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005, p. 144.

                                                                                                            Resenhado por

                                                                                         Bruna Ranna Brito Dias

     Honoré de Balzac nasceu na cidade de Tours em 20 de maio de 1799 e morreu em 18 de agosto de 1850. Foi um dos mais importantes escritores do romantismo francês, embora tenha se formado em Direito. Escreveu “A comédia humana” que é uma obra composta de 95 romances, ligados uns aos outros como se fossem os diversos momentos da vida, onde demonstra o seu estilo literal, neste clássico é incluso “o código dos homens honestos”.

O livro de Balzac apesar de ser de uma época distante, nos surpreende pela atualidade do assunto tratado, que é o poder do dinheiro e as maneiras ilegítimas de conseguir obtê-lo. A forma irônica que é tratada a corrupção dos que trabalham no âmbito jurídico chega parecer exagero do autor.

O texto traz em sua primeira parte a importância do ladrão para a sociedade, os lucros que fazem girar a economia em todos os sentidos, o mercado cresce com a pratica do ladrão.

O texto mostra a astucia de quem rouba com classe, se escondendo através de uma cortina de ouro, mantendo um nível diferenciado dos ladroes comuns. A vida em sociedade com grandes oportunidades obscuras corrompem o homem honesto, a luta pelo poder e um bom status social faz as pessoas pegar aquilo que não é seu por direito.

O autor faz análise das características e procedimentos mais comuns dos ladrões, o grande autor francês mostra oque acontece por traz de profissionais que deveriam manter a honestidade em seu trabalho.

Enfim os ladrões sempre iram existir, segundo Balzac “os ladrões formam uma república que tem suas leis e seus costumes; não roubam uns aos outros...” são honestos entre si, ladrões estes que por inúmeras vezes podem ser confundidos como heróis.

Em meu ponto de vista o texto é um tanto quanto complexo, abrange um assunto delicado, oque acontece muito nos dias de hoje, diante dos olhos da população. Sempre haverá pessoas que se aproveitaram de diversas situações para se beneficiar. Os ladrões estão por toda parte, em todas as classes, isso não vai mudar, basta cada um de nos decidir de que lado vai estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com