TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Caso “Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil”

Por:   •  7/4/2019  •  Resenha  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal

Resenha do Caso “Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil”

                       

Tony Emanuel Morais do Nascimento

(Matrícula 201810008921)

                                                     Trabalho da disciplina Criminologia

Tutora: Prof. Daniela Bastos Soares

Natal-RN

2018

Caso: “Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil”

                                          “Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil”

REFERÊNCIA: Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil. Biblioteca da disciplina Criminologia. Natal. 29.10.2018.

O caso em comento, escrito por Julie Boatright Wilson, Harry Kahn - Professor Titular em Política Social na Escola de Governo John F. Kennedy (HKS), Universidade de Harvard, aborda os problemas enfrentados por uma pequena cidade norte americana relacionados à delinquência juvenil. A finalidade do autor é provocar uma reflexão sobre os programas e políticas públicas relativos à prevenção da criminalidade, especialmente no que se refere à eficácia prática e aos investimentos a eles direcionados.

De início, o texto relata a situação do jovem Tyler, que reside numa área de intensa atuação de gangues e que se envolveu em problemas legais decorrentes de sua ligação com tais grupos criminosos. Ato contínuo, a polícia local sugeriu à mãe de Tyler que esta o inscrevesse no programa Scared Straight, que consiste basicamente em levar jovens problemáticos a estabelecimentos prisionais, visando a provocar um choque de realidade a partir da interação com a população carcerária, buscando assim afastá-los do mundo do crime. O programa, apesar de possuir baixo custo, possui uma procura superior à oferta, motivo pelo qual há uma certa pressão da comunidade de Freeport para que aquele seja expandido, através de um maior direcionamento de verbas públicas.

Neste ponto, a narrativa nos apresenta Cherise Nelson, um novo membro da Câmara Municipal, que não sabia como votar na aludida solicitação de orçamento, e que passa a enfrentar diversos dilemas sobre o programa em questão. Cherise conseguiu evidências de que o Scared Straight não era eficaz na redução do comportamento delinquente, além disso pesquisas apontaram que a participação no programa parece ter aumentado a probabilidade de que alguns jovens se envolvessem em atividades criminosas mais graves. Em meio a diversas dúvidas e mergulhado em alguns dilemas, Nelson reflete sobre o melhor caminho a ser trilhado pela Câmara de Freeport, especialmente sobre a necessidade de se reavaliar o Scared Straight e a possibilidade de se testar outros projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com