TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil.

Por:   •  18/3/2019  •  Resenha  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós-graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública

Resenha do Artigo ou Caso: Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil.

                 

Nome do aluno (a): Izabel de Jesus da Silva Furtado

Matrícula: 20187207609

                                                  Trabalho da disciplina Criminologia

                                                       Tutor: Prof. Daniela Bastos Soares

Teresina

2018

No artigo em questão a autora fala a respeito de um programa do governo Norte Americano chamado Scared Straight que atua na recuperação de jovens delinquentes e a batalha de uma comunidade para o aumento de verbas para o citado programa. No meio de tudo isso narra o drama de uma mãe desesperada pela recuperação de seu filho e que se vê de mãos atadas diante das limitações burocráticas do Governo.

O Artigo cita como exemplo Tyler, um adolescente de 14 anos morador de uma cidade de médio porte dos EUA e residente de um apartamento de projeto habitacional. Sua mãe Sheryl trabalha no horário noturno e criando o filho sozinha desde que o pai do mesmo morreu, ela se preocupa com o filho sozinho em casa durante a noite já que o mesmo começou a andar com membros de uma gangue, inclusive sendo vítima de disparo de arma de fogo durante um tiroteio onde outros dois integrantes da gangue ficaram gravemente feridos, o ferimento dele foi de raspão e após tratado pelos médicos no local do crime, os policiais levaram Tyler para casa e com um mandato de busca e apreensão nas mãos os policiais encontraram duas armas de fogo que Tyler estava guardando.

 Diante disso a polícia quer prender Tyler por não possuir licença para usar armas, os chefes da gangue estão com raiva por que ele perdeu as armas e a comunidade quer que ele e sua mãe saiam do projeto habitacional porque ele está envolvido em crimes com uso de armas de fogo, porém, a polícia sabe que Sheryl é uma mãe dedicada e que  tenta de tudo para ajudar o filho a se manter estudando e longe de problemas e em uma conversa a polícia cita o programa Scared Straight, onde jovens que se envolvem com problemas policiais são levados a prisões adultas para ouvirem os detentos. A ideia desse programa é afastar os jovens da criminalidade através dos relatos intimidadores dos presos. Sheryl é convencida pelo policial a deixar Tyler participar do programa, mas infelizmente devido a alta demanda ele não consegue a vaga, assim como tantos outros jovens na mesma situação e isso leva a polícia a contatar a Câmara Municipal para solicitar um aumento de recursos alegando o aumento da criminalidade no futuro se os jovens não forem intimidados, e que se esse aumento acontecer os custos serão muito maiores do que custear vagas no Scared Straight.

Na Câmara Municipal, Cherise Nelson, integrante do Conselho não sabe como votar sobre a solicitação de aumento de verba. Ela recebeu vários pedidos dos eleitores que estão preocupados com a segurança de seus filhos e desesperados para inscrevê-los no programa que   assim como outros teve a verba reduzida e não se tem previsão de aumento. Em meio a tantas perguntas e dúvidas sobre a eficácia do programa, Cherise pesquisa com um amigo professor do programa de Justiça Criminal na faculdade local se o Scared Straight era eficaz, e ouviu do amigo que o programa não era tão eficaz, já que alguns jovens se envolveram em atividades criminosas mais graves que as de antes. Sendo assim o Gabinete Orçamental de Washington após analisar os dados da pesquisa sobre o programa onde existe a possibilidade de os jovens cometerem crimes mais graves, concluíram que este teria custos a longo prazo. Cherise após muito pensar escolheu recomendar que parte do valor disponibilizado fosse utilizado para custear pesquisas sobre a eficácia do programa. Sobre socialização vejamos o que diz Barata (2008):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com