TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro Na Colonia Penal

Por:   •  19/3/2019  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA: NA COLÔNIA PENAL

O livro “Na Colônia Penal” de Franz Kafka trata-se de um conto fictício que faz alusão a um regime de ditadura em que o poder se concentra nas pessoas, e não em uma estrutura propriamente dita.

A história - como o próprio nome já diz- ocorre em uma Colônia Penal localizada em uma ilha e é narrada por uma terceira pessoa que está visitando o local e acompanhando de perto os processos de tortura e execuções. Mais especificamente, o visitante vai acompanhar a medida punitiva de um soldado que falhou em seu serviço dormindo durante o turno de trabalho.

Em verdade, o visitante estava ali para comparar os métodos punitivos da ilha com os de seu país, ao mesmo tempo em que o oficial se esforçava para conseguir a concordância do visitante a fim de garantir apoio e manutenção de seus métodos já que o oficial não obtinha apoio de ninguém e lhe faltavam recursos para a manutenção.

Para a tortura, utilizava-se um aparelho que inicialmente fazia perfurações por todo o corpo do indivíduo no intuito de marca-lo em sinal de penitencia para por fim, o procedimento seguir para a execução. Acreditava-se que ao riscar o indivíduo de acordo com a sua atitude, o condenado passaria a compreender o próprio erro. O mais impressionante, é a fé que o oficial deposita no próprio método e a luta para que esse método se faça igualmente compreendido por outras pessoas.

Sem a aprovação do visitante, o oficial libertou o soldado e fez uso da máquina em si próprio. Nesse ponto, observamos que a punição não só serve para os crimes, como também para a própria loucura.

Na lápide do antigo comandante que ajudou na criação do método, há uma metáfora que diz: “Aqui jaz o antigo comandante. Seus adeptos, que agora não podem dizer o nome, cavaram-lhe o túmulo e assentaram a lápide. Existe uma profecia segundo a qual o comandante, depois de determinado número de anos, ressuscitará e chefiará seus adeptos para a reconquista da colônia. Acreditai e esperai!”.

Essa mesma metáfora, nos remete que mais cedo ou mais tarde, uma nova forma de ditatura ressurgirá cada vez mais evoluída e que esse ciclo é infinito com intervalos de tempo fazendo-se necessário uma maior vigilância social e política para evitar o fanatismo de oficiais como o do livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com