TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme "O Barão de Mauá" com o direito empresarial

Por:   •  14/11/2018  •  Resenha  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  1.311 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA DO FILME MAUÁ - O IMPERADOR E O REI

1 INTRODUÇÃO

O filme Mauá - O Imperador e o Rei relata a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Souza, um grande empresário do século XIX. Irineu, mais conhecido como Barão de Mauá, ainda jovem, começou a destacar-se no ramo comercial, principalmente quando seu chefe na época estava prestes à falência, possuindo muitos créditos, e o garoto sugere liquidar a firma. Ainda novo, como um grande visionário, comprou ações do Banco do Brasil com suas próprias economias, pois acreditava que um dia as mesmas subiriam de preço e valorizariam muito. Mauá, apesar de viver na época da escravidão, repudiava completamente o fato de escravos serem tratados como mercadorias, alegando ser isso um atraso para o país. Tempo depois, graças a seu perfil empreendedor e sua habilidade para negociações, recebeu uma proposta de emprego de um empresário inglês, que virou seu sócio e grande amigo. Diante disso, ampliou seus conhecimentos sobre finanças e processos de câmbio, alavancando financeiramente.

Como previsto por Irineu, houve a liquidação do Banco do Brasil e, ao resgatar as ações, como era acionista majoritário, conseguiu um bom dinheiro. Visconde de Feitosa, na ocasião, questionou o que Irineu daria ao Brasil e ele respondeu que daria ferro, carvão, indústrias, meio de transporte e o livre comércio, prevendo o que seria bom para o progresso do país. Com tais ideias e iniciativas, o Barão de Mauá implantou no país a primeira fundição de ferro, criou a primeira ferrovia, iniciou a exploração do Rio Amazonas, criou o Banco do Brasil, trouxe a iluminação pública para o Rio de Janeiro, instalou cabos submarinos de telégrafos até a Europa e participou da criação do antigo Código Comercial, etc. O Barão sempre soube reconhecer uma boa oportunidade e sempre foi muito persistente, não tendo medo de correr risco para buscar seus objetivos.

No entanto, na época, o governo não via tal progresso como uma boa mudança, uma vez que não queria que nada interferisse no projeto do país. Igualmente, os britânicos não apoiavam, pois dominavam o mercado na época. Mauá tornou-se o homem mais rico do Brasil com apenas quarenta anos, porém foi muito perseguido pelos ingleses, pelo governo e pelo imperador, e em razão de muitos ataques, da concorrência estrangeira e das sabotagens veio à falência. Por fim, Irineu não perdeu a sua dignidade, pagou suas dívidas e continuou persistente como sempre foi.

2 DESENVOLVIMENTO

O Direito Empresarial é entendido como o conjunto de normas que visa regular a atividade negocial do empresário, e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins de natureza econômica, desde que habitual e dirigida à produção de bens ou serviços conducentes a resultados patrimoniais ou lucrativos, e que a exerça com a racionalidade própria de "empresa", sendo um ramo especial de direito privado. Sendo assim, o este ramo do direito controla um conjunto variado de matérias, incluindo desde estudos sobre a empresa, títulos de crédito, direito concorrencial, industrial, intelectual, até contratos mercantis.

Há de se ressaltar, que no filme, o Barão de Mauá reconheceu tardiamente que no ramo empresarial não existem amigos e não se misturam sonhos com dinheiro, o que se busca é o lucro, sendo este prevalecido até sobre os ideais e os sentimentos exclusivamente humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com