TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução Exercício RESE

Por:   •  26/10/2018  •  Monografia  •  4.988 Palavras (20 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 20

Data 09-11-2016 Prof.ª Ana Paula Fossali Paranhos

I Tribunal do Júri da Comarca de Belo Horizonte

Autos nº: 024.15.188.237-0

Autor: Ministério Público de Minas Gerais

Acusado: Rodrigo de Oliveira Pinto

DECISÃO DE PRONÚNCIA

1. RELATÓRIO

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS ofereceu denúncia em face de RODRIGO DE OLIVEIRA PINTO, qualificado nos autos, como incurso nas disposições do artigo 121, ‘caput’, §2º, inciso V c/c artigo 14, II, ambos do Código Penal, pela prática do seguinte fato delituoso:

“(...) no dia 31 de julho de 2015, por volta das 01hs16min, na Avenida Professor Mário Wernek, altura do numeral 116, nesta Capital e Comarca, o denunciado, agindo com animus necandi, tentou atingir os policiais militares Adriano Roque da Silva e Richard Wagner Santana Benjamim com disparos de arma de fogo, iniciando, assim, a execução de um crime de homicídio que não se consumou por circunstâncias alheias à sua vontade. (...) momentos antes dos fatos narrados supra o denunciado contratou a garota de programa Úrsula Ramayane Rodrigues para satisfazer seus desejos sexuais. Antes que pudessem consumar o ato, o denunciado fez uso excessivo de drogas e bebidas alcoólicas, e, sob o efeito das citadas substâncias, passou a agir de forma agressiva e ameaçar Úrsula de morte. Muito assustada, Úrsula conseguiu se desvencilhar do denunciado, encontrando com a guarnição da polícia militar de Adriano Roque da Silva e Richard Wagner Santana Benjamin, que lhe prestou socorro. Poucos instantes depois, o denunciado, na direção do veículo Honda Civic, avistou a supracitada guarnição e, para assegurar a impunidade do crime perpetrado em face de Úrsula, efetuou disparos de arma de fogo contra os milicianos, não logrando êxito, contudo em atingi-los. Ato contínuo, o denunciado empreendeu fuga do local, entretanto, foi alcançado pelos policiais militares e preso em flagrante (...)”.

O inquérito policial iniciou-se mediante Auto de Prisão em Flagrante (f. 02).

O flagrante foi homologado por este Juízo e a prisão em flagrante foi convertida em preventiva, com fulcro no artigo 310, inciso II, do CPP (ff. 61-63).

Denúncia recebida em 28.08.2016 (f. 81).

Citado pessoalmente (f. 88), o acusado apresentou resposta preliminar, por meio de advogado constituído, oportunidade em que não arguiu preliminares e, no mérito, reservou-se no direito de manifestar-se nas alegações finais (ff. 110-112).

Este egrégio Tribunal de Justiça negou a concessão de liminar (f. 94-95) e denegou a ordem de habeas corpus (ff. 131-134) para manter o acusado em prisão preventiva.

O pedido de revogação da prisão preventiva foi indeferido (ff. 159-160 e ff. 267-268).

Não tendo sido arguido na resposta escrita, nem vislumbrando nos autos nenhuma das hipóteses de absolvição sumária previstas no artigo 397, do CPP, designou-se a audiência de instrução e julgamento, momento em que foram ouvidas seis testemunhas, sendo o acusado, ao final, interrogado (ff. 136-140 e f. 280-283).

A prisão preventiva foi revogada à f. 280.

Em alegações finais, o douto Representante do Ministério Público requereu a pronúncia do acusado pelo crime do artigo 121, ‘caput’, §2º, incisos V e VII c/c artigo 14, II, ambos do Código Penal (ff.285-292). A douta Defesa Técnica, por sua vez, pugnou pela impronúncia (ff. 293-304).

É o relatório do essencial. Decido.

2. FUNDAMENTAÇÃO

Não foram alegadas preliminares e, não vislumbrando nenhuma, passo ao exame da admissibilidade da acusação, que envolve a análise se estão presentes a materialidade de um fato criminoso de competência do Tribunal do Júri e os indícios da autoria por parte do acusado, bem como se não está demonstrada, inequivocamente, a presença de causa de isenção de pena ou exclusão do crime (artigos 413, 415 e 419 do CPP).

Quanto à materialidade, tratando a espécie de tentativa branca ou incruenta de homicídio, infração que não deixa vestígios, resta impossibilitada a elaboração de qualquer auto de exame de corpo do delito. Por isso, tenho que a prova da existência do fato, em tese, fica a cargo das declarações da vítima e de possíveis testemunhas presenciais.

Nesse sentido, é o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

“Trata-se de uma tentativa incruenta de homicídio, em que o resultado – situação objetiva de perigo criado à vida de um homem – confunde-se, cronologicamente, com a própria ação corpórea do criminoso. A prova da autoria, aqui, identifica-se com a prova da materialidade do crime. Não é esta senão a criação de perigo concreto à vida de uma pessoa humana, e é bem de ver que, no caso de tentativa branca, não é possível recompor tal situação senão mediante testemunhas, não havendo falar-se em exame de corpo de delito direto, pois o perigo não é situação que permaneça, de modo a ser passível de continuado visum et repertum.” (Habeas Corpus nº 34327/PE, Rel. Ministro Nelson Hungria, Data do Julgamento: 25.07.1956).

Na casuística, a imputação consiste em atribuir ao acusado a prática de tentativa branca de homicídio contra as vítimas.

Assim, em atenção ao esclarecimento supramencionado e contrário à tese da defesa, a existência do fato encontra-se demonstrada pelo auto de prisão em flagrante de f.02, pelo boletim de ocorrência de ff. 14-20 e pelos depoimentos das vítimas Richard Wagner e Adriano Roque (ff. 137-138), colhidos sob o crivo do contraditório.

Quanto à autoria, há indícios que recaem sobre a pessoa do acusado Rodrigo de Oliveira Pinto.

Na fase policial e judicial, o acusado negou a autoria dos fatos, afirmando que não efetuou os disparos de arma de fogo contra os militares (f. 08 e 283).

Não obstante a versão apresentada pelo acusado, o ofendido Richard Wagner Santana Benjamim, na fase judicializada (f. 137), confirmou os termos das declarações prestadas perante a autoridade policial, para afirmar que:

“(...) que continuaram subindo na contramão e ao avistarem o Honda Civic, fecharam o retorno, não deixando que o acusado passasse, momento em que ele, antes de se identificar já começou a efetuar os disparos; que ainda estavam embarcados quando o acusado começou a atirar, que o acusado atirou em direção à viatura (...)”

Da mesma forma, a vítima Adriano Roque da Silva, sob o crivo do contraditório (f. 138), ratificou suas declarações prestadas na fase extrajudicial para também imputar ao acusado a prática do fato descrito na denúncia. Confira-se:

“ (...) que em determinado momento avistaram o Honda Civic e a mulher disse é ele, e que ele estaria armado; que a viatura ingressou na contramão, e com giroflex e sirene ligado param o veículo; que nesse momento escutaram disparos de arma de fogo; que viram o clarão e o barulho vindo do carro, isso há uns vinte metros da viatura (...)”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (216.6 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com