TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta Ciência Política

Por:   •  19/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

  • Etienne de La Boétie: Discute a questão do poder, exacerbando e criticando seu autoritarismo. Dessa forma, analisa o poder do ponto de vista dos dominados. O estado de fragilidade da não obediência. O homem se mantém submisso, pela covardia, pelo costume, por não ter coragem de enfrentar o tirano que lhe domina. Ele acaba se mantendo no poder por meio da coação, as pessoas se subsomem a ele por medo de qual será a represália, caso ele se rebele. Nesses casos o tirano se vale de meios em seu governo de imediatamente acabar com qualquer situação que possa colocar em risco a sua soberania.

  • Karl Marx: O poder político e o exercício monopolizado da violência física, social e psicológica são determinados pela forma como os agentes sociais se apropriam das condições objetivas, materiais e simbólicas da produção social. As relações de dominação e de sujeição pessoal têm como base a propriedade monopolizada sobre a natureza (a terra) e sobre os objetos simbólicos que expressam o poder material – a natureza aparece sendo, e de fato é, o momento privilegiado de expressão da dependência pessoal. Por isso, não se afigura estranho o axioma; “não há terra sem senhor nem senhor sem terra”.
  • Max Weber: O poder político, ele seria uma estrutura que reivindica o monopólio do constrangimento físico legítimo, e o agrupamento político é, antes de tudo, um agrupamento de domínio. Para a existência de atividade política dentro desta estrutura é necessário uma área territorial delimitada, desta forma o Estado moderno pode ser entendido como uma associação compulsória de base territorial e monopoliza, em seus limites, o controle legítimo do uso da força. “O controle político se traduz em domínio: Dominação, no sentido muito geral de poder, isto é, de possibilidade de impor ao comportamento de terceiros a vontade própria, pode apresenta-se nas formas mais diversas”.

Após a leitura de um breve resumo dos pensamentos dos grandes sociólogos, chegamos à conclusão que todos em sua analise, nos coloca que o poder politico é gerido através do domínio da sociedade que por sua vez a faz através da coação, autoritarismo e constrangimento social e psicológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com