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Restrição de Liberdade Religiosa

Por:   •  18/11/2016  •  Artigo  •  2.841 Palavras (12 Páginas)  •  422 Visualizações

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A INTERFERENCIA CULTURAL NA LIBERDADE RELIGIOSA

Beatriz Leal Barros
David Anderson Gomes Ferreira
Maria das Graças da Silva Pereira Bendelak
Rafael de Matos Dias
Raysa Suelen Bastos Pantoja
Verena Rocha de Almeida Sarmento
Yasmim de Fátima Ramos Marques

Prof. Rui Jorge

Escola Superior Madre Celeste – ESMAC

Bacharelado em DIREITO (DIR1T1) - Antropologia Jurídica

19/11/2016

RESUMO

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Palavras-chave: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

  1.  INTRODUÇÃO
  1. MÉTODOS DE PESQUISA

O principal método de pesquisa empregado foi a Etnografia, para que seja possível uma análise mais profunda de etnografia, é necessário conceitua-la e a conceituação feita por Neusa Rolita Cavedon parece a melhor adequação possível a esse trabalho.

“O método etnográfico consiste no levantamento de todos os dados possíveis sobre uma determinada comunidade com a finalidade de melhor conhecer o estilo de vida ou a cultura específica da mesma. Tal método tem como locus privilegiado a Antropologia Social, exatamente porque nesta disciplina encontra-se a origem do mesmo, sendo que, hodiernamente, quando se fala em estudos de cultura, nesta área de conhecimento, inevitavelmente, fala-se em método etnográfico, fazendo com que as discussões mais aprofundadas acerca do mesmo aí se concentrem.” (CAVEDON. 1999)

        Para que fosse realizada a pesquisa em questão foram estudados diversos textos dentre eles o livro de Gilberto Velho, onde apresenta-se a ideia de estranhar o familiar e se afastar daquilo que se conhece para que possa ser estudado de maneira mais imparcial possível (VELHO. 2003), para estes pesquisadores que jamais tiveram contato com a cultura da Umbanda restou então destituir-se de qualquer conceito previamente estabelecido sobre a religião e seus rituais, isto é, restou tentar aprender e observar tudo, como se nunca tivesse ouvido qualquer fala pejorativa sobre a religião.

Mediante as situações e escolhas específicas de cada participante da pesquisa etnográfica, cada pesquisador por ser dono de uma visão própria e única de mundo poderia, mesmo que por etnocentrismo, é válido destacar o que é o etnocentrismo, etnocentrismo (etno cultura; centrismo ter como centro) é a tendência ou a atitude de considerar a nossa cultura ou religião como a medida de todas as demais, ou negligência deixar detalhes importantes passarem despercebidos, para que tal situação não fosse plenamente possível o grupo se dividiu em duas duplas e um trio, com o intuito de observar diferentes locais e apresentar as versões diferentes observadas nesses locais.

Foram observadas inúmeras situações culturais e as relações jurídicas em questão, a principal fonte de informação adquirida, além da observação, pelos pesquisadores foi o questionamento oral. Haviam inúmeras perguntas a serem feitas aos frequentadores do local e aos membros do terreiro, uma vez que como foi supracitado, nenhum dos pesquisadores em questão jamais teve qualquer tipo de contato direto com a cultura da Umbanda. Aos pesquisadores restou um sentimento bem semelhante ao que Malinowsky descreve em seu livro Os Argonautas do Pacífico Ocidental:

“Imagine-se o leitor sozinho, rodeado apenas de seu equipamento, numa praia tropical próxima a uma aldeia nativa, vendo a lancha ou o barco que o trouxe afastar-se no mar até desaparecer de vista. Você nada tem para fazer a não ser iniciar imediatamente seu trabalho etnográfico. Suponhamos, além disso, que você seja apenas um principiante, sem nenhuma experiência, sem roteiro e sem ninguém que o possa auxiliar. Isso descreve exatamente minha iniciação na pesquisa de campo, no litoral sul da Nova Guiné. Lembro-me bem das longas visitas que fiz às aldeias durante as primeiras semanas; do sentimento de desespero e desalento após inúmeras tentativas obstinadas mas inúteis para tentar estabelecer contato real com os nativos e deles conseguir material para a minha pesquisa. (MALINOWSKY. 1976, p. 3).

Não nos foi permitido de maneira alguma fotografar ou registrar com áudios as reuniões, assim como os grupos da internet de reunião e divulgação dos cultos não nos foi concedido o acesso, portanto, netnografia e fotoetnografia não foram possíveis para contribuir para a pesquisa.

  1. OBSERVAÇÃO DO TERREIRO E SUAS DEPENDÊNCIAS

O terreiro era uma casa reservada e logo na entrada foi possível observar grades cobertas por panos brancos, para que não fosse possível observar o que ocorria no ambiente. O local da reunião é uma casa pequena de 6 cômodos, os rituais acontecem ao mesmo tempo no pátio, na sala de estar e em um quarto reservado no qual a entrada dos pesquisadores não foi autorizada. Em toda parte haviam imagens de entidades que correspondiam às imagens dos santos da igreja católica, a exemplo disso: São Jorge é conhecido dentro da umbanda como Ogum e não é o único, vários outros santos católicos tem suas identidades reconhecidas com outros nomes pela umbanda, no local haviam outras imagens com aparência de índios e anciões portanto cachimbo, cada imagem era colocada em um altar e se acendiam velas enfrente, algumas acompanhadas de bebidas alcoólicas.

Os membros do terreiro vestem-se inteiramente de branco, os homens usam redes na cabeça e as mulheres uma espécie pano, que lhes cobre a cabeça e os cabelos, todos os membros do terreiro possuem cordões de missangas e rosários pendurados nos ombros e corpo, os rosários fazem ponte a religião católica, enquanto os cordões têm sua representação muito mais específica e detalhada, são também chamados de guias ou colares de contas, representam a força vibracional de um Orixá ou de uma Entidade de Luz, também demonstram o grau de mediunidade de cada filho da casa , de cada linha que se trabalha, assim como também podem ser utilizadas para proteção do médium fora do terreiro.

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