TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Comentado Vídeo Letramento Acadêmico Prosa Junior

Por:   •  3/11/2021  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Aluno(a): Géssica Mickely Lima dos Santos

Matrícula: 202120517

Disciplina: Leitura e Produção de Texto

Data: 30/09/2021

Professor(a): Ana Dilma de Almeida Pereira

Turma: Noturno 

Curso: Direito – Unidade Taguatinga

Assunto: Resumo comentado do vídeo Letramento acadêmico (Prosa Júnior, 2021 – até 3min28s)

Letramento Acadêmico

A palavra letramento surgiu pela primeira vez no livro – MARY A. KATO. No Mundo da Escrita: Uma perspectiva psicolinguística. 1. ed. São Paulo: Ática, 1986. 144 p. em decorrência a globalização, com tantas viabilidades de comunicação era necessário organizar a capacidade de comunicação para conseguir transitar nesse novo mundo globalizado com eficiência.

Baltar et al. (2011, pag.16) tem como entendimento de letramento “[...] Processo permanente de empoderamento social pelo qual passam os indivíduos ao participarem de práticas e eventos (atividades e ações de linguagem), no âmbito da cultura escrita, em diferentes esferas da sociedade.”

Um indivíduo letrado, é aquele que sabe ler e escrever, é alfabetizado e utiliza a sua habilidade de leitura e escrita para participar da sociedade.

No entanto, segundo Oliveira (2009, pag. 2)

cada indivíduo ou grupo social, independentemente do grau de letramento, possui algum tipo de conhecimento sobre a escrita e seu uso em práticas sociais, pois as pessoas, conforme aponta Terzi (2006), sabem reconhecer a função de jornais, revistas, cheques, bilhetes, cartas etc. mesmo sem saber ler e escrever.

Existem vários níveis de letramento. Ressalta-se, o letramento acadêmico, próprio do nível superior, que é o emprego do conhecimento linguístico para ler, analisar, e produzir textos acadêmicos, exercendo dessa forma suas atividades estudantis de maneira correta, como por exemplo o emprego de métodos, metodologias e fazer pesquisas cientificas, primordiais para qualquer estudante universitário.

Oliveira (2009, pag. 5,6) aponta que

O modelo da socialização acadêmica parte do princípio de que o professor é responsável por introduzir os alunos na cultura universitária, com o intuito de que eles assimilem os modos de falar, raciocinar, interpretar e usar as práticas de escrita valorizadas nas disciplinas e áreas temáticas da universidade. Esse modelo parte da concepção de que os gêneros discursivos acadêmicos são relativamente homogêneos e, sendo assim, uma vez que o aluno aprende as convenções que regulam esses gêneros, estará habilitado a se engajar nas práticas letradas que permeiam essa instância.

Desenvolvendo assim habilidades acadêmicas. A habilidade de leitura e análise é fundamental para que ocorra a escrita acadêmica, usando conceitos, teorias, dados e fatos, para compor uma exposição organizada de ideais. Refere-se Oliveira (2009, pag. 7) “No que diz respeito ao domínio acadêmico, o aluno universitário assume a identidade acadêmico-científica para melhor se inserir, participar e interagir nesse contexto”.

REFERÊNCIA

BALTAR, Marcos; CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth; ZANDOMENEGO, Diva. Leitura e Produção Textual Acadêmica I. Florianópolis, SC: UFSC, 2011. p.11-29.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com