TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Delegacias Especializadas, Medidas Protetivas, Rede de Atendimento

Por:   •  31/3/2023  •  Artigo  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 4

O Estado brasileiro tem adotado diversas medidas para inibir e combater a violência doméstica. Entre elas, podemos destacar:

Lei Maria da Penha: a Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, é uma legislação específica que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, estabelecendo medidas de proteção, punições mais rigorosas para os agressores e garantindo direitos às vítimas.

Delegacias Especializadas, Medidas Protetivas, Rede de Atendimento.

Essas medidas têm sido implementadas para prevenir e combater a violência doméstica, mas ainda é necessário fortalecer a efetividade das políticas públicas para garantir a proteção das vítimas e a punição dos agressores.

O artigo 563 do Código de Processo Penal trata da possibilidade de correção de erros materiais ou omissões no processo, desde que não afetem a decisão judicial. Em resumo, o artigo estabelece que os erros materiais e as omissões no processo podem ser corrigidos a qualquer tempo, de ofício ou a pedido da parte interessada, sem prejuízo para a decisão judicial.

O artigo 564 do Código de Processo Penal estabelece as hipóteses em que a nulidade de um processo penal pode ser declarada. Em resumo, o artigo estabelece que o processo será nulo nos seguintes casos:

Quando iniciado por autoridade incompetente;

Quando não for observado o devido processo legal;

Quando a acusação for inepta;

Quando não for assegurado ao acusado o direito de defesa;

Quando houver prova ilícita no processo;

Quando ocorrer falta de citação ou intimação do acusado para o ato processual;

Quando a sentença for proferida por juiz suspeito, impedido ou que não tenha jurisdição sobre o caso.

Além dessas hipóteses, o artigo 564 também estabelece que a nulidade do processo deverá ser declarada de ofício pelo juiz ou a pedido da parte interessada, desde que a parte não tenha dado causa à nulidade.

Caso seja declarada a nulidade do processo, poderá ser determinada a realização de um novo processo ou a repetição do ato que gerou a nulidade. A declaração de nulidade do processo tem como objetivo garantir o respeito aos direitos fundamentais do acusado e a observância do devido processo legal.

Emendatio e mutatio são termos utilizados no âmbito processual para designar modificações realizadas em uma decisão judicial.

A emendatio refere-se à correção de erro material ou de equívoco de julgamento ocorrido na sentença ou acórdão. A emendatio ocorre antes da publicação da decisão e não muda o conteúdo do julgado, mas apenas corrige erros de digitação, cálculo, expressão ou outros enganos semelhantes que não afetam o mérito da decisão.

Já a mutatio ocorre quando há uma modificação na decisão judicial que influencia no seu conteúdo. A mutatio ocorre após a publicação da decisão e pode ser feita pelo próprio juiz ou por meio de recurso. Ela consiste em alterar a sentença ou acórdão originalmente proferidos, podendo se dar tanto de forma ampliativa quanto restritiva.

Portanto, a principal diferença entre emendatio e mutatio é que a emendatio não altera o mérito da decisão, enquanto a mutatio pode resultar em uma decisão diferente da original. Ambas as modificações, no entanto, devem ser realizadas em consonância com o devido processo legal e com o objetivo de garantir a justiça da decisão judicial.

O Estado Democrático de Direito é uma forma de organização do Estado que tem como princípios fundamentais a democracia, o respeito aos direitos humanos, a separação dos poderes e a garantia do Estado de Direito. Ele se baseia na ideia de que a vontade popular deve ser expressa de forma livre e igualitária e que a Constituição e as leis devem ser respeitadas por todos, inclusive pelos governantes.

Os três poderes que compõem o Estado Democrático de Direito são o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Cada um deles tem funções específicas e independentes, mas devem atuar em harmonia para garantir o equilíbrio do sistema de freios e contrapesos que regula a democracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com