TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fiel Livro Antígona

Por:   •  23/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

Antígona,

(Sófocles)

Sófocles foi um renomado poeta nascido em 469 A.C em Colono (Atenas). Presenciou a expansão do Império Ateniense. Morreu aos 91 anos na sua cidade natal. Deixando grandes obras jamais igualadas na história de Atenas.

Uma de suas grandes obras literárias Édipo Rei, foi redigida em peça teatral com a intensão de prender a atenção de seu publico foi uma peça preferida pelos gregos. Havia outros retratos históricos familiares, mas não se tratava de uma trilogia, embora que os mesmo títulos e/ou personagem se entrelaçavam em seu enredo. Além de que, foram apresentadas em épocas diferentes, fazendo a sua desobrigação na caracterização de trilogia.

Para um bom entendimento sobre a peça de Antígona, inicia-se com o rei Laios que com sua ganancia fez de tudo para chegar ao poder.

Laios mantinha um relacionamento homoafetivo para chegar ao poder assassinou o seu parceiro. Na época era muito comum que os soberanos ouvissem oráculos com a intenção escutar profecias favoráveis, mas não foi o que ocorreu com Laios. Na profecia, o rei perderia a sua vida por um ato cometido pelo seu próprio filho.

Sem duvida não é bem a profecia esperada, após a morte de seu parceiro, Laios se casou com Jocasta e não demorou muito para que fosse concebido um filho nesse relacionamento.

Ao passar os meses Jocasta deu a luz a um menino e com a sombrosa semelhança da profecia Laios fez com que seu filho tivesse um futuro nada promissor, ou seja, condenou a sorte.

Sua crueldade era demasiada que ao abandonar o filho Laios perfurou os pés e as mãos do seu filho exigindo que Jocasta sua própria mãe o abandona-se em um lugar inóspito.

Jocasta submissa entregou a um pastor da região que ao tentar concluir as ordens não teve a coragem que por fim entregou pra outro pastor para que cuida-se da criança como seu próprio filho. E assim o fez.

A criança teve o nome de Édipo que na sua juventude descobriu que seus pais verdadeiros não era o que tivera criado.

Na busca de sua origem Édipo buscou o oráculo que por sua vez nada foi revelado, apenas a profecia de que Édipo mataria seu pai e se casaria com sua própria mãe. Com a perturbação dos fatos Édipo decidiu se afastar de seus pais, acreditando que neles a profecia se tratava.

Em sua jornada não sabia que estava em direção a sua cidade de origem Tebas, já que a intenção de Édipo seria se afastar da sua cidade de criação, no percurso em rumo a nova cidade ele encontrou um insolente Rei e seus súditos que com o seu poder exterminava qualquer pessoa que estivesse em seu caminho.

Na tentativa de preservar a sua própria vida Édipo matou o rei e seus súditos.

Neste ponto em diante a profecia começará a se realizar.

Tebas passava por momentos sombrios que condenava a cidade, havia uma Esfinge que aquele não acertava a Esfinge o devorava. Édipo astuto conseguiu decifrar o enigma “Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?” Édipo resolveu o quebra-cabeça: O homem — engatinha como bebê, anda sobre dois pés na idade adulta, e usa um arrimo (bengala) quando é ancião. Furiosa com tal resposta, a esfinge teria cometido suicídio, atirando-se de um precipício”.( pt.wikipedia.org/wiki/Esfinge)

A astúcia de Édipo fez Tebas reviver do seu tempo sombrio, com o reconhecimento pelos Tebanos o povo concedeu o trono de Tebas e como consequência se casou com a viúva (rainha) Jocasta. E sem conhecimento se concluiria outra parte da profecia, que foi a morte de seu verdadeiro pai e o casamento incesto com sua mãe.

No relacionamento incestuoso, eles tiveram quatro filhos, duas filhas a Antígona e Ismene e dois filhos Polinices e Etéocles. Aos passar dos anos Tebas foi novamente castigada, a cidade sofria com doenças devastadoras e em busca por solução Édipo consultou o oráculo no qual revelou que os castigos eram devido ao relacionamento incesto com sua mãe e o assassinato de seu verdadeiro pai. Inconformado, Édipo se pune em forma de castigo, perfurando seus próprios olhos.

E neste ponto que o enredo da protagonista Antígona dá-se o inicio.

Com o caos instaurando no reino, Édipo foi expulso pelos seus filhos, e amaldiçoados por Édipo, Polinices e Etéocles brigaram pelo poder do trono e na tentativa de cessar a disputa, ambos fazem um acordo, e nele contemplava a divisão do trono anualmente e assim sucessivamente. Deu-se o inicio com Etéocles. Ao passar o primeiro ano, Etéocles não honrou o acordo. Fez com que Polinices afasta-se de Tebas se debandando para a cidade de Argos.

Na cidade, Polinices convenceu os cidadãos a invadir Tebas o que resultou em um infeliz desfecho, devido ao confronto, os irmãos tiraram a vida um do outro, fazendo com que o próximo sucessor de Tebas seja o tio de Antígona, Creonte.

Ao assumir o trono, Creonte favorece o seu sobrinho Etéocles e Polinices é condenado por sua “traição”. “Proclamou a todos os tebanos a interdição de sepultarem ou sequer chorarem o desventurado Polinices”(Trilogia Tebana, pag 202 – verso 30). A cultura fúnebre era vista como descanso pós-morte.

Para Antígona, todos tem direito a ser sepultado e terem suas almas para os Deuses.

Na atualidade poderíamos considerar Antígona como uma líder feminista, na época 430 a.C, mulheres não tinham permissões para expressar opiniões, eram submissas aos homens.

Para Antígona o direito natural de que teria que haver um enterro digno para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com