TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teoria Geral Proceso

Por:   •  20/5/2016  •  Dissertação  •  12.022 Palavras (49 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 49

Resumo Teoria Geral do Processo:

A sociedade e o conflito: A sociedade funciona por harmonia e não por imposição. O conflito faz parte da sociedade tanto quanto a harmonia, ele faz com que nossa sociedade evolua. A tensão social exerce um papel motivador e a tentativa de suprimir os conflitos tem uma força creativa.

Caráter conflituoso da vida humana: O estado deixa a sociedade fazer o que quer, ele só se intromete quando, é problemático, quando ele ameaça o grupo, ganha um tipo de relevância jurídica.

Interesse: Não conseguiremos um mundo sem conflitos, pois o mundo é finito em bens( mundo é escasso) e o ser humano é infinito em ambições, o ser humano sempre quer algo a mais. Algumas pessoas se conformam com a situação, mas a maioria não, quer produzir, fazer mais.

“O interesse é o centro do direito”, para nós ter um interesse, são relações que nós estabelecemos com os outros e suas relações geram um estimulo.

A coletividade tem que me respeitar tal propriedade, pois vivemos em um estado que garante o direito a coisa. Ex: tenho direito de ser proprietário de uma coisa, mas de uma pessoa não, pois a ordem jurídica seleciona alguns interesses humanos e transforma em interesses juridicamente protegidos.

Direitos são interesses juridicamente protegidos, são selecionados para o ordenamento jurídico e quando violado o Estado vai colocar a disposição um mecanismo.

Espécies: Individual e coletivo

Individuais- porque são interesses de indivíduos singulares que o direito ordena para proteger juridicamente. Ex: Propriedade

Coletivo: Porque não são realizáveis juridicamente, só são realizáveis coletivamente. Ex: ter direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado( ou um coopera com o outro ou não há meio ambiente equilibrado)

Existem dois tipos de processo civil, os individuais e os coletivos

MECANISMOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS: classificação

  • Quanto a participação de um agente externo ao conflito:
  • A) Autocomposição: as partes resolvem o conflito.
  • B) Heterocomposição: um terceiro resolve o conflito
  • 2. Quanto ao uso da violência:
  • A) Formas não-violentas
  • B) Formas violentas

MECANISMOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS: espécies

  • 1-Autotutela é a resolução do conflito de interesses pelo próprio interessado. Em regra, aquele que se sentiu lesado busca retirar o patrimônio do causador da lesão o que considera devido para si.
  • Origina-se em conjunto com as noções primordiais de justo e injusto e é a primeira forma histórica de solução dos conflitos.
  • Problemas
  • Ainda existe atualmente? O que é desforço imediato? Art. 1210, Código Civil e também art. 571, pú, 1423, 1433, II, dentre outros, no Código Civil. Art. 1467, I: “Realmente, o penhor legal, que a lei lhes concede, encontra justificativa na circunstância de que são eles obrigados, por força de suas atividades, a receber e tratar com pessoas que não conhecem e que aparentemente nenhuma garantia oferecem, senão os bens e valores que consigo possuem, ou de que são portadores (MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil, Volume 3, p. 264).

Auto tutela(autocomposição), via de regra é um método violento de conflito, não mas tem exceção, como por exemplo legitima defesa(quando a agressão é injusta)

Desforço imediato- proteção de sua posse para evitar perde-la(violência mínima dada as circunstâncias)

Acordo: convergência da vontade dos interessados. É a solução do conflito de modo amigável , pelas próprias partes envolvidas no mesmo. As duas vontades são relevantes.

  • Dividida em três espécies:

 Renúncia à pretensão: o titular do direito desiste voluntariamente de buscar reparação;

Submissão ou reconhecimento: o causador da violação aceita integral e voluntariamente a pretensão.

Hoje, o direito estimula o acordo e, cada vez mais, os entendimentos jurídicos favorecem sua possibilidade. Exceção: direitos indisponíveis.  

Mediação: para a maioria, é uma forma de autocomposição do conflito. As partes, voluntariamente, resolvem o conflito, mas a resolução é facilitada pela presença de um mediador.

  • O mediador auxilia as partes negociantes a identificar os pontos de conflito e, posteriormente, desenvolverem de forma mútua propostas que ponham fim ao conflito. Ele é apenas um facilitador, mas não resolve o conflito

Heterocomposição: a solução do conflito é obtida com a participação de um terceiro, diverso dos litigantes, portanto, não parcial, ao qual as partes atribuem a solução do conflito, esperando que ela seja justa.

1 – Arbitragem: o árbitro é um terceiro imparcial ao qual as partes atribuem a solução do conflito. (Lei 9.307/96)

  • Clausula compromissória: contrato já estabelece arbitragem. Art. 4º § 1º A cláusula compromissória deve ser estipulada por escrito, podendo estar inserta no próprio contrato ou em documento apartado que a ele se refira.( clausula que já consta no contrato, onde já podemos antes mesmo que haja conflito, antecipo por arbitragem)-voluntariamente
  • Compromisso arbitral: Art. 6º Não havendo acordo prévio sobre a forma de instituir a arbitragem, a parte interessada manifestará à outra parte sua intenção de dar início à arbitragem, por via postal ou por outro meio qualquer de comunicação, mediante comprovação de recebimento, convocando-a para, em dia, hora e local certos, firmar o compromisso arbitral.( se houver um contrato que já tem conflito e não há clausula de arbitragem, manifesta-se o interesse para a outra parte de dar inicio a arbitragem, por qualquer meio de comunicação)- escrito
  • Arbitragem é um terceiro imparcial que as partes atribuem a solução do conflito, a palavra-chave que pode-se definir arbitragem é liberdade, pois ela da total liberdade para a solução de um conflito. Podemos afastar a aplicação do direito, porque as partes são capazes e os direitos são disponíveis, eu podia fazer o que nós quiséssemos, desde que a parte contrária concorde.
  • Primeira vantagem é que qualquer pessoa que tenha confiança das partes pode ser arbitro e a especialização, pois escolhe-se alguém que entenda sobre o problema e a desvantagem é que possui custo, ambas as partes pagam
  • Para evitar corrupção, a lei equiparou os árbitros a funcionários públicos para efeito da lei penal, o arbitro é juiz de fato e direito(sua sentença não é submetida a um discurso), única coisa que se pode questionar judicialmente é por nulidade quando o outro fizer algo nulo

2- solução judicial de conflitos:

  • O Estado e o monopólio do uso da força legítima
  • Coerção – ameaça de sanção, só pode ser exercida pelo estado
  • Normas jurídicas: normas de comportamento e normas sancionadoras. Estabilização de expectativas e supressão de conflitos.
  • Direito positivo e direito natural
  • O direito positivo é suficiente para a solução de todos os conflitos?
  • Os novos tipos de direito: “soft law”, princípios jurídicos. – lei das telecomunicações(detalhar as comunicações que estão vinculadas ao serviço de telecomunicações)
  • O uso da razoabilidade e da proporcionalidade.
  • Violado o direito, nasce uma pretensão- Lide - conflito de interesses qualificado por uma pretensão resistida. Conhecer da pretensão é verificar se ela é ou não protegida pelo ordenamento jurídico (atividade cognitiva).Caso a pretensão seja fundada, dar tutela jurídica ao direito material violado, ou seja, determinar medidas que garantam que o titular do direito receberá o que lhe é devido.

Para compor a lide necessito de três atividades:

  • 1 – atividade cognitiva: O Estado-Juiz, por intermédio do processo de conhecimento, conhece da causa e soluciona a lide, proferindo uma sentença que, após ser submetida a recurso, se tornará definitiva, formando-se a coisa julgada. Realiza-se o acertamento do direito.
  • 2 – atividade executiva: caso já se saiba, por uma sentença ou por outro instrumento legalmente aceito (título executivo extrajudicial), quem tem razão, o Estado-juiz toma providências para materializar aquele direito.
  • 3 – atividade cautelar: caso haja risco ou suspeita de que a atividade processual possa vir a ser inútil no futuro, ou de que uma das partes necessite, com urgência, de alguma providência que, à primeira vista, parece ao juiz merecida, ele adota determina, de imediato, tais providências.

Direito PROCESSUAL CONCEITO: ramo do direito público composto pelo conjunto de normas reguladoras do exercício da atividade jurisdicional, assim entendida como o poder exercido pelo Estado, por intermédio do Judiciário, com o objetivo de resolver lides que lhe são submetidas, em caráter definitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.1 Kb)   pdf (468.1 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com