TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo a Antropologia no Quadro das Ciências

Por:   •  29/4/2020  •  Resenha  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 6

Centro universitário UDF

Aluno: Gabriel de Melo Fogaça

RGM: 23927194

Curso: Direito 1° semestre

A ciência natural é representada pelos fatos ocorridos constantemente, como o nome já sugere, é o estudo de uma situação que ocorre naturalmente por causa de sua natureza. Sua necessidade de reproduzir diversos testes diversas vezes é fundamental até que sejam preenchidas todas as lacunas do pesquisador e que apresente resultados suficientes. Essa área é representada pelos estudiosos de biologia, química e física.

Enquanto a ciência social busca resposta através de fenômenos complexos, através da causalidade e determinação. Os principais estudiosos dessas áreas são antropólogos, sociólogos, historiadores, cientista políticos, economistas e psicólogos, que buscam isolar causas e as motivações exclusivas. Diferente da ciência natural que geralmente o resultado do estudo é exato e outros chegam à mesma conclusão, a ciências sócias resulta em analises e criticas diferentes. Uma pesquisa em um mesmo ambiente feita por dois pesquisadores diferentes pode ter respostas diferentes do fenômeno acorrido na presente situação, o ato ocorrido pode ter diversas interpretações devido ha todos os fatores existentes como ambiente, cultura, formação do pesquisador, caráter entre outros fatores.

Um conflito entra as distintas ciências é o conflito entre valores e os bens materiais móveis e imóveis. A ciência social não acompanha a inovação tecnológica diferente da ciência natural, busca os valores daquele ambiente social, como a cultura, uma essência que dificilmente poderá ser substituída ou modificada, enquanto a consideração da ciência natural é representada por inovações tecnológicas, que são facilmente substituíveis de acordo com sua evolução. Diante da forma diferente de se adquirir o conhecimento da área a ciência social não pode ser representada em laboratórios, os estudos dessa ciência são realizados através da reprodução na área das artes, como nos filmes, peças de teatro, novelas, romances e contos. Mesmo com essa representação os fatos sociais se tornam irreprodutíveis, por serem reproduzidos por atores, que não está tendo a sensação do ambiente, sentimento, entre outros fatores relacionados ao momento do acontecimento. A matéria-prima da ciência social é formada através de fenômenos complexos, que geralmente são irreprodutíveis, porém observáveis.

O sistema de nomes dos timbiras são escolhidos de acordo com a função que o individuo irá executar, enquanto os apinayé possuem nomes individualizados. Com essa diferença se torna perceptível a variação de cultura e como ela influencia no ambiente em que vive, este irá influencia-lo, e diferencia-lo das demais tribos, mesmo sendo nativos tendo os mesmos recursos, mesma capacidade intelectual e outros fatores, geram atitudes e rotinas diferentes, devido a cultura e herança paternas.

As ciências naturais e sociais, enquanto a sociais não consegue generalizar os métodos de pesquisas, analises e soluções, devido a influencia do ambiente, as naturais elaboram argumentos mais concretos e que ambos os pesquisadores da área irão chegar ao mesmo resultado.

O estudo da antropologia possui diversas áreas entre elas é citado no texto três grandes esferas a biológica, geral e social (cultural).

A antropologia biológica realiza seus estudos com base nos aspectos físico do homem, como sua estrutura óssea, cérebro, órgãos e as demais partes físicas do homem. Os especialistas dessa área fazem a comparação da evolução do homem através de primatas superiores. Servindo de base para outras áreas como o ramo da biologia, genética e zoologia.

A antropologia geral é baseada no estudo dos homens, através de seus monumentos, restos de moradas, documentos, armas, obras de arte e realizações técnicas que foram deixados em seu caminho. O trabalho de estudar estes objetos e edificações é da área de arqueologia, que tem como principal objetivo estudar a sociedade do passado. O arqueólogo busca itens para seu estudo objetos como pedaços de cerâmicas, cemitérios milenares, cacos de pedra e restos de animais, estes objetos permitem a deduzir de modo concreto as relações sociais que estiveram presente naquela época.

O pensamento do arqueólogo é se basear em pequenos grupos de pessoas, que deixaram suas marcas em algum ambiente geográfico, estas possuem uma grande dificuldade para se ter uma reconstrução do cenário correta, mas com uma visão completa da história do homem na terra. O mesmo trabalha através de especulações e deduções, em uma base comparativa, balizando sistematicamente seus achados do passado e comparando com o seus conhecimentos contemporâneo de sociedade com o mesmo grau de complexidade social. Só é possível estudar uma população que deixou materiais não perecíveis. A sociedade humana sempre deixa algum vestígio das suas relações sociais e valores do que usou, negociou adorou e entesourou.

A antropologia cultural é um plano complexo segundo o qual a cultura não é somente uma resposta específica a certos desafios. Permite descobrir a dimensão da cultura e da sociedade, destacando o plano instrumental dado na medida em que um sujeito responde a um desafio de um ambiente ou de outro grupo; plano instrumental um plano das coisas feitas ou dadas e a sua concepção e importância está muito ligada à perspectiva segundo a qual o homem foi feito aos poucos; plano social permite tomar conhecimento, o mundo humano forma-se dentro de um ritmo dialético com a natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com