TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro O Caso dos Exploradores de Caverna

Por:   •  6/6/2016  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo O Caso dos Exploradores de Caverna

No ano de 4299, cinco exploradores acessaram o interior de uma caverna de calcário. Quando se posicionavam distantes da entrada da caverna, ocorreu um deslizamento de pedregulhos que deixou a única entrada da caverna fechada, fazendo com que os cinco exploradores ficassem presos ali.

As famílias desses homens perceberam a sua demora em voltar ao lar e a falta de contato e resolveram chamar o resgate, que foi uma situação ainda mais difícil pois 10 membros da equipe de resgate morreram.

Depois de 20 dias um dos exploradores se comunicou com pessoas que estavam do lado de fora da caverna e perguntou quanto tempo levaria para que eles saíssem e ele recebeu a informação de que seriam mais 10 dias, então ele perguntou ao médico se conseguiriam sobreviver sem comida até esses 10 dias se passarem, e o médico respondeu que não.

Então um deles perguntou se haveria como sobreviver se alimentando de carne humana, e o médico disse que provavelmente sim, não deu certeza.

Roger Whetmore sugeriu um jogo de dados, e o perdedor seria morto e dado de alimento para os outros sobreviventes no local, antes de jogar os dados, Whetmore pediu para adiarem por mais 7 dias, porém seus parceiros não aceitaram, então um dos homens que estavam na caverna jogaram por Whetmore que perdeu, foi morto e comido pelos outros.

Após saírem da caverna os exploradores foram a júri e foram julgados por 4 juízes: Foster, Tatting, Keen E Handy.

O Juiz Foster propôs que os acusados não poderiam ser julgados pelas leis legais já que eles não coexistiam em sociedade, então as leis perdem o seu devido valor e entra as leis naturais, que se aqueles homens não se alimentassem morreriam todos.

O Juiz Tatting combate o argumento usado pelo Juiz Foster, porque não se tem conhecimento dessas “leis naturais”, pois os homens as leis naturais deveriam valer também para o homem que foi morto. Por fim ele fica em uma controvérsia emocional, por um lado ele acusa o ato e por outro ele tem simpatia por eles.

O Juiz Keen diz que se ele pudesse ele libertaria todos aqueles homens, pois eles já sofreram demais, porém o seu trabalho não é moral e sim legal, e que ele lhe deve aplicar a lei de que todo homem que assassinar o outro terá de enfrentar a pena de morte.

O Juiz Handy prefere seguir a opinião pública e faz uma pesquisa na qual 90% das pessoas votam pela absolvição dos réus, e assim ele fica do lado da opinião pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com