TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo logica juridica

Por:   •  31/3/2015  •  Projeto de pesquisa  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo de Lógica Jurídica

A prática jurídica consiste, fundamentalmente, em argumentar. O mundo da experiência jurídica é o mundo da palavra da linguagem. “O raciocínio jurídico (...) tem sentido argumentativo: raciocinar juridicamente é uma forma de argumentar”. A argumentação significa, em sentido lato, fornecer motivos e razões dentro de uma forma específica. Não adianta ao profissional do Direito saber tudo o que está previsto nas normas, decorar artigos, leis, se ele não consegue organizar suas ideias e efetivamente aplicá-las, por meio de uma argumentação motivada e também racional. Por isso a importância da lógica jurídica e da teoria da argumentação na atuação prática do profissional do Direito, seja ele advogado, juiz, promotor ou consultor.

Ao tratar das leis gerais do pensamento buscando o que elas têm de igual e comum, a lógica formal, as torna universais e aplicáveis em todas as operações do intelecto, inclusive no Direito. Portanto, nosso objetivo é tratar da lógica em geral, destacando conceitos básicos para a compreensão da lógica jurídica.  

1) Introdução a lógica formal irracionalidade e realidade, verdade e validade.

Aristóteles é o ai da lógica. Escreveu o 1º tratado de ética.

A tradição  crítica caracteriza-se por investigar o tema das relações entre linguagem, pensamento e realidade pelo prisma de uma questão  determinada: podemos conhecer a verdade? Aristóteles (384 – 322 a.c.), filósofo, grego, foi fundador da ciência da lógica como um instrumento para o conhecer. A palavra “lógica”, segundo sua etimologia, é o estudo do LOGOS ermo grego cujos significados são: “palavras”, “razão”,  “pensamento”, “conceito”, “discurso”. Em sentido amplo, a lógica formal pode ser definida como estudo sistemático das formas ou procedimentos com os quais a razão elabora o saber. A ela interessa apenas investigar a validade dos argumentos e das as regras do pensamento correto. Trata-se, portanto, de uma análise do pensamento nas suas partes integrantes.

Definição do termo

  • Extensão
  • Intensão

O objeto da lógica é a proposição, isto é, as estruturas proposicionais, que exprimem através da linguagem. Os juízos formulados pelo pensamento. A proposição é a atribuição de um predicado a um sujeito. “s é p”. Ou seja, é uma sentença gramaticalmente bem formada declarativa, à qual faça sentido atribuir um valor de verdade. Ela é a representação lógica do juízo.

Juízo é o ato pelo qual a inteligência afirma ou nega a intimidade representativa entre dois conceitos. Na lógica os conceitos são chamados de termo.

Termo: é o sinal, escrito ou oral, que exprime convenientemente um conceito, ou seja, ele faz uma suplência, ocupa o lugar da coisa.

Definição do termo: extensão e intensão

Extensão: todos os seres/coisas que são corretamente designados pelo termo.

Intensão: é expor o conteúdo do termo, explicar o que a coisa é.

Problemas

- vagueza dos termos

- ambigüidade dos termos

- paradoxos

Funções de Linguagem

- transmitir informações

- expressiva

- diretiva

Linguagem

Denotativa: significado literal, dicionário.

Conotativa: são figurações, ou seja, uma extensão do sentido literal. Ex: metáfora.

Tipos de Argumentos- um argumento é um conjunto de proposição que utilizamos para justificar algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão, as proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas. A inferência, consiste neste tipo de relação entre dois juízos, em que um é tomado como fundamento do outro.

Os argumentos são tradicionalmente divididos em dois tipos: os indutivos e os dedutivos. A indução, ou seja, o raciocínio indutivo faz uma generalização, pois partindo de um número certo de casos particulares induz que o que se verificou nos casos analisados também se verificará em todos os casos de um mesmo gênero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com