TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo neoconstitucionalismo barroso

Por:   •  20/6/2015  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  1.656 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Neoconstitucionalismo - Barroso

O neoconstitucionalismo é uma evolução da trajetória percorrida pelo direito constitucional nas últimas décadas, levando em conta três marcos fundamentais, ideias e mudanças de paradigmas na esfera filosófica, história e teórica que mobilizaram a doutrina e a jurisprudência, criando uma nova percepção da Constituição e de seu papel na interpretação jurídica geral.

No marco histórico, extrai-se a redemocratização sobre as instituições contemporâneas, agregando valor ao debate sobre o novo direito constitucional. Visto que o neoconstitucionalismo não é só um fenômeno no Estado brasileiro e sim, presente em alguns países da Europa, e surgiu de acordo com cada realidade. No Brasil, este fenômeno ocorreu Com a promulgação da Constituição de 88, após um cenário de regime autoritário e violento.

Marco filosófico, situa-se na confluência das duas grandes correntes de pensamento que ofereceram paradigmas opostos para o Direito, o Jusnaturalismo e positivismo, resultando no pós-positivismo.

O primeiro ensejou revoluções liberais, contudo notadamente metafísico e natural foi empurrado pelo positivismo, que equiparou o direito à lei, afastando-o  de discussões como legitimidade e justiça.

O resultado dos embates entre os dois paradigmas, o pós-positivismo, abriu um conjunto para um caminho amplo e ainda inacabado de discussões acerca do Direito, busca ir além da legalidade estrita, mas não despreza o direito positivado.

Conclui-se que este paradigma em construção busca a atribuição da normatividade aos princípios e a definição de suas relações com valores e regras, promovendo uma reaproximação entre o direito e a filosofia.

No plano teórico, algumas transformações a aplicação do direito constitucional:

I - Atribuição à norma Constitucional um status de norma jurídica, superou-se a vista como um documento meramente político, onde as suas propostas ficavam invariavelmente condicionada à liberdade de conformação do legislador ou à discricionariedade do administrador, reconheceu-se um caráter vinculativo e obrigatório de suas disposições.

II – A expansão da jurisdição constitucional, saiu de um modelo de supremacia do Poder Legislativo, inspirando no modelo americano da supremacia da Constituição. Dessa forma, a proteção dos direitos fundamentais constitucionalizados passava a caber ao Judiciário. somou-se a criação de novos mecanismos de controle concentrado, como a ação declaratória de constitucionalidade  e a regulamentação da arguição de descumprimento de preceito fundamental.

III – A nova interpretação Constitucional, uma modalidade de interpretação jurídica. o fato é que as especificidades das normas constitucionais (v. supra) levaram a doutrina e a jurisprudência, já de muitos anos, a desenvolver ou sistematizar um elenco próprio de princípios aplicáveis à interpretação constitucional. Tais princípios, de natureza instrumental, e não material, são pressupostos lógicos, metodológicos ou finalísticos da aplicação das normas constitucionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com