TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo para av2

Por:   •  25/11/2015  •  Resenha  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 9

Direito Penal

Crime material: para a sua consumação é indispensável a produção de um resultado separado do comportamento que o precede. Exemplo: homicídios (cp 121), furto (cp 155), roubo (cp157), estelionato (cp 171).

Crime formal: por sua vez, não exige a produção do resultado para a consumação do crime, ainda que possível que ele ocorra. Exemplo de crime formal é a ameaça.

Crime de mera conduta: É aquele em que a lei descreve apenas uma conduta, e não um resultado.

Fato típico: é o comportamento humano que provoca um resultado e é previsto em lei penal como infração.

Tipicidade: é a relação de subsunção entre um fato concreto e um tipo penal previsto abstratamente na lei.

  • Conduta * Resultado * Nexo Casual * Tipicidade em Sentido Estrito (adequação Típica) * Imputação Objetiva

Imputação objetiva: significa atribuir a alguém a responsabilidade penal, no âmbito do fato típico,

a)  Relação física de causa e efeito; b) Conduta produtora de risco proibido;

Adequação típica: é a perfeita incidência de uma conduta humana no tipo penal, ou seja, no fato descrito na lei penal.

Adequação típica imediata: quando o fato se amolda ao tipo legal sem a necessidade de qualquer outra norma. Exemplo: art 121

Adequação típica mediata: quando se faz necessário o uso de uma norma de extensão. Exemplo: art 14 incisos ll

Conduta: ação ou omissão humana consciente e voluntaria dirigida a uma finalidade. Modalidades de condutanormaproibitiva (ação) mandamentar (omissão).

Resultado teoria naturalística: resultado é a modificação no mundo exterior provocada pela ação ou omissão. Teoria jurídica: resultado é a lesão ou ameaça a lesão ao bem jurídico tutelado pela norma penal.  

Nexo de causalidade: é o que une a conduta ao resultado.

 Teoria da Equivalência dos antecedentes (conditio sine qua non): sustenta que todo fator que de forma direta ou indireta exerceu alguma influência no resultado deve ser considerado como causa.

  Imputação objetiva: o resultado normativo apenas pode vir a ser atribuído ao agente se a sua conduta cria um risco juridicamente não autorizado e relevante, bem como tal risco converter-se no resultado jurídico que a norma incriminadora visa a proibir, e, portanto, as condutas que não se adequam a esse modelo proposto serão consideradas atípica e irrelevante para o Direito Penal.

Artigo 13, parágrafo primeiro, Código Penal:

“A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou”.

Envenenamento

 Atropelamento

Concausas absolutamente independentes: É aquela causa que teria acontecido, vindo a produzir o resultado, mesmo se não tivesse havido qualquer conduta por parte do agente.

Concausas:

Preexistente: Ocorreu antes da conduta do agente. (Tentativa) não há responsabilidade.

Concomitante: Ocorreu ao mesmo tempo que a conduta do agente. (Tentativa) não há responsabilidade.

Superveniente: Ocorreu depois da conduta do agente. (Tentativa) não há responsabilidade.

   Concausas relativamente independentes: a causa que somente tem a possibilidade de produzir o resultado se for conjugada com a conduta do agente.

Preexistente: Ocorreu antes da conduta do agente. (Resultado) há responsabilidade

Concomitante: Ocorreu ao mesmo tempo que a conduta do agente. (Resultado) há responsabilidade

Superveniente: Ocorreu depois da conduta do agente. (Depende) há responsabilidade


Exemplo: Atirei na pessoa com o dolo de matar. Porém, esta pessoa foi levada para o hospital, vindo a falecer no caminho, em decorrência de um acidente com a ambulância. Ora, quem é baleado morre em decorrência de acidente de trânsito? Não! Sendo assim, o acidente foi capaz de produzir o resultado morte por si só.

Tiro

Colisão

=Morte

O que é causa superveniente?

É aquela que vem depois, mas depois do que? Depois da causa que estou estudando... precisamos sempre fixar um ponto de referência! O que eu quero analisar é a conduta do agente, pois quero saber se tal conduta deu causa ao resultado. Sendo assim, a causa superveniente vai ser aquela causa que veio depois da conduta do agente.

Dolo: o crime é considerado doloso’’ quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo ‘’ art 18,1. Elemento essencial da ação final, compõe o tipo subjetivo. É constituído por dois elementos um cognitivo, que é o conhecimento ou consciência do fato constitutivo da ação típica; e um volitivo, que é a vontade de realiza-la.

Dolo direto do primeiro grau: quando se trata do fim diretamente desejado pelo agente. Exemplo: quando o agente, querendo matar alguém, desfere-lhe um tiro para atingir o fim pretendido.  Dolo direto do Segundo grau: quando o resultado é desejado como consequência necessária do meio escolhido ou da natureza do fim proposto. Exemplo: quando o agente, querendo matar alguém, coloca uma bomba em um taxi, que explode, matando todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (360.6 Kb)   docx (308.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com